A SOCIOLINGUÍSTICA E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: REFLEXÕES E DISCUSSÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO EDUCACIONAL INCLUSIVO E A DESCONSTRUÇÃO DE PRECONCEITOS EM CONTEXTOS SOCIAIS DIVERSIFICADOS NA CONTEMPORANEIDADE

Visualizações: 16

Autores/as

  • Boninne Monalliza Brun Moraes PPGLetras UNEMAT/Sinop
  • Sara Cristina Gomes Pereira PPGLetras UNEMAT/Sinop

Palabras clave:

Sociolinguística, Orientações curriculares, Preconceito, Inclusão

Resumen

Este artigo contextualiza a Sociolinguística na contemporaneidade, apresentando reflexões e análises de depoimentos de profissionais afrodescendentes de diversas áreas profissionais, além disso, mostram-se, algumas proposições para a inclusão, o respeito às diferenças, o combate a preconceitos, dentre outras. A pesquisa baseia-se, em especial, nos eixos fundamentais das Orientações Curriculares de Mato Grosso (2010), com fins de que nos currículos educacionais estas reflexões e proposições estejam presentes para o trabalho pedagógico nas diversas áreas de conhecimento, bem como para que estas atividades permeiem todas as etapas de educação básica, para a construção e ou reconstrução de uma cultura inclusiva não só nas instituições escolares, mas em todos os contextos científicos, sociais e culturais.

 ABSTRACT: This article contextualizes Sociolinguistics in contemporary times, presenting reflections and analyzes of testimonies of professionals of African descent from various professional areas, in addition, some proposals for inclusion, respect for differences, the fight against prejudice, among others, are shown. The research is based, in particular, on the fundamental axes of the Mato Grosso Curricular Guidelines (2010), in order that in the educational curricula these reflections and propositions are present for the pedagogical work in the different areas of knowledge, as well as for these Activities go through all the basic education stages, for the construction and / or reconstruction of an inclusive culture not only in school institutions but in all scientific, social and cultural contexts.

 KEYWORDS: sociolinguistics, curricular guidelines, prejudice, inclusion.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Boninne Monalliza Brun Moraes, PPGLetras UNEMAT/Sinop

Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Letras UNEMAT- Campus Universitário de Sinop-MT, Fonoaudióloga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, e-mail: boninnemonalliza@gmail.com

Sara Cristina Gomes Pereira, PPGLetras UNEMAT/Sinop

Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Letras UNEMAT- Campus Universitário de Sinop-MT, Especialista em Linguística Aplicada, e-mail: cristina.sara.27@hotmail.com

Publicado

2018-06-26

Cómo citar

Moraes, B. M. B., & Pereira, S. C. G. (2018). A SOCIOLINGUÍSTICA E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: REFLEXÕES E DISCUSSÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO EDUCACIONAL INCLUSIVO E A DESCONSTRUÇÃO DE PRECONCEITOS EM CONTEXTOS SOCIAIS DIVERSIFICADOS NA CONTEMPORANEIDADE. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 8(22 SER. 2), 18–35. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/sociodialeto/article/view/7845