AS MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA DE INDÍGENAS EM MATO GROSSO DO SUL
UMA ANÁLISE PRELIMINAR
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Oralidade, Escrita, Letramento, Indígena, Bilíngue, TerenaResumen
Encontramos em produções acadêmicas publicadas em revista especializada em estudos filológicos e linguísticos, teses que defendem, de forma recorrente, que a oralidade se apresenta marcada na escrita desde o início do letramento e, aos poucos, tende a modificar a oralidade, em um vai e vem contínuo de trocas de influências. Acrescente-se a esse contexto teórico a presença de outra língua figurando como materna ou primeira, incidida em indivíduos de origem étnica indígena, com isso, supomos, haver marcas visíveis dessa presença em suas escritas em língua portuguesa. Com base em Botelho (2004; 2006; 2010), firmamos os alicerces dessa investigação e, nesse sentido, o trabalho aqui apresentado buscou identificar e analisar as marcas culturais da oralidade, de indivíduos bilíngues da etnia terena, manifestando-se nas respostas a um questionário aplicado em uma conjuntura universitária do Mato Grosso do Sul.
PALAVRAS-CHAVE: . . .. . .
ABSTRACT: We find in academic productions published in a specialized journal in philological and linguistic studies, theses that claim, on a recurring basis, that orality is marked in writing from the beginning of literacy and, little by little, tends to modify orality in a continual coming and going of exchanges of influences. Add to this theoretical context the presence of another language appearing as maternal or first, focused on individuals of indigenous ethnic origin, with that, we suppose, there are visible marks of this presence in their writings in Portuguese language. Based on Botelho (2004, 2006, 2010), we established the foundations of this research and, in this sense, the work presented here sought to identify and analyze the orality cultural marks of bilingual Terena individuals, manifesting themselves in the responses to a questionnaire applied in a university context of Mato Grosso do Sul.
KEYWORDS: Orality. Writing. Literature. Indigenous. Bilingual. Terena.
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