GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA

UMA FERRAMENTA PROPÍCIA PARA DESENVOLVER O MULTILETRAMENTO NOS DISCENTES

Visualizações: 54

Autores/as

  • JÉSSICA SANTOS VASCONCELOS UPE / UCAM

Palabras clave:

: Gêneros textuais; Leitura; Escrita; Multimodalidade; Ensino.

Resumen

É nítido que o trabalho com gêneros textuais no âmbito educacional brasileiro têm se tornado cada vez mais frequente, uma vez que facilita a efetivação de atividades complexas, tais como a leitura e a produção textual. Partindo desse viés, o presente trabalho visa salientar a importância da abordagem do gênero textual Notícia nas aulas de Língua Portuguesa, para que haja um ensino reflexivo e contextualizado. A notícia possibilita que os alunos desenvolvam a interpretação de maneira mais aguçada, pelo fato conter diversos recursos semióticos, que são ferramentas de extrema importância na construção da aprendizagem; além disso, torna-os capazes de produzir textos com diversas temáticas. Desse modo, a notícia, enquanto gênero discursivo secundário, torna-se um elemento de análise e de produção, tendo em vista que hipermodernidade não apresenta divisão entre leitores/produtores, pelo contrário, nela, o aluno pode e deve exercer, simultaneamente, os dois papéis.  

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-04-07

Cómo citar

VASCONCELOS, J. S. (2019). GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA: UMA FERRAMENTA PROPÍCIA PARA DESENVOLVER O MULTILETRAMENTO NOS DISCENTES. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 9(25), 248–256. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/sociodialeto/article/view/7888