O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: LEITURA E ESCRITA A PARTIR DE UMA PROPOSTA DIFERENCIADA
Visualizações: 53Palabras clave:
Metodologia, Língua Portuguesa para surdos, Segunda língua, Leitura e Produção de textosResumen
A Língua Portuguesa, no Brasil, é legalmente reconhecida como segunda língua do sujeito surdo – Lei 10.436/02 e Decreto nº 5.626/05. Apesar de, também ser assim compreendida pelas escolas bilíngues e por algumas inclusivas, na prática não há um método que norteie esse ensino, em específico quando se pensa na leitura e na produção textual, atividades essenciais para a formação de alunos críticos e reflexivos, atributos cada vez mais solicitados pela sociedade. Desse modo, para ensinar os surdos a ler e escrever, geralmente, toma-se como base a oralidade ou o princípio do som, como fazem as crianças ouvintes. Contudo, os resultados mostram que esse não seria o caminho mais adequado (QUADROS, 1995, 2006). Nesse sentido, a intenção desse artigo é discutir sobre um método que pode colaborar na mediação da leitura e da produção de textos da Língua Portuguesa (L2), para o estudante surdo. Este método consiste no procedimento de tradução e interpretação de texto do português para Libras, e vice-versa. Para efeito de sondagem, foi selecionado recorte de texto produzido por estudante surdo da educação básica, a partir do projeto de extensão que envolve o ensino de Língua Portuguesa para surdos, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O referido trabalho, portanto, constitui-se em uma pesquisa empírica qualitativa, com um viés interpretativo, organizado por uma metodologia etnográfica. A partir da análise realizada, foi possível constatar que, ao longo da proposta de tradução para a produção da escrita e também de uma leitura mais interpretativa, houve avanços significativos em relação ao desenvolvimento linguístico do aluno surdo. Esse avanço passou ser a mola propulsora para esse indivíduo superar as dificuldades em organizar o pensamento na L2 e avançar nos estágios da interlíngua.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.