A DEPENDÊNCIA SIMBÓLICA NO DISCURSO DO FUMANTE
Visualizações: 19Palabras clave:
Análise do Discurso, Fumante, Dependência simbólica, Dependência da nicotinaResumen
Com base no instrumental teórico da Análise do Discurso de linha francesa (AD), o presente artigo visa abordar o discurso dos atores envolvidos no Programa de Prevenção e Controle ao Tabagismo, realizado no período de abril de 2010 a março de 2013, na cidade de Três Lagoas, estado de Mato Grosso do Sul. Tendo em vista que pesquisas sobre o tema ainda se encontram em áreas ligadas à saúde, tratar da questão do controle e prevenção do tabagismo, na perspectiva discursiva, é uma forma de ressaltar a relevância política e social do tema – uma vez que os discursos se constituem como práticas sociais – na tentativa de compreender o modo pelo qual a sociedade se reconfigura nesse momento histórico de luta por qualidade de vida e saúde. Nosso objetivo é analisar como, ao dizer a partir da condição de fumante, o sujeito se posiciona em relação à necessidade ou à importância do cigarro para a sua sobrevivência e como essa necessidade se constitui enquanto uma dependência simbólica ou não. Investigar o uso do tabaco enquanto uma construção representacional histórica em relação à sociedade e à própria forma de subjetivação do indivíduo pode nos levar a compreender como se constrói essa representação simbólica.
ABSTRACT: Based on the French Discourse Analysis (AD) theoretical instrument, this article aims to analyse the discourse of the actors involved in the Smoking Prevention and Control Program, held from April 2010 to March 2013, in the city of Três Lagoas, state of Mato Grosso do Sul. Taking into consideration that research on this subject is still in health-related areas, addressing the issue of tobacco control and prevention from a discursive perspective, is a way of highlighting the relevance of the political and social theme - since the discourses are constituted as social practices - in an attempt to understand the way society reconfigures itself in this historical moment of struggle for quality of life and health. Thinking from the smokers perspective, our objective is to analyze how the subject is positioned in relation to the need or importance of cigarettes for its survival and how this need is constituted as a symbolic dependence or not. The investigation of the use of tobacco as a historical representational construction in relation to society and the individual's own form of subjectivation can lead us to understand how this symbolic representation is constructed.
KEYWORDS: Discourse Analysis, Smoker, Simbolic dependence, Nicotine addiction.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.