UM ESTUDO SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO WHATSAPP
Visualizações: 149Palabras clave:
Variação Linguística. WhatsApp. Internetês.Resumen
O objetivo do presente trabalho é analisar a variação linguística encontrada no processo comunicativo oportunizado no aplicativo de mensagem WhatsApp, no 9º ano de uma Escola Municipal de Campo Grande – MS. Com o desenvolvimento e popularização da tecnologia, ocorreu o nascimento dos gêneros virtuais e, consequentemente, uma transformação no modo de utilização da língua e da linguagem. O crescimento do uso de smarthphones e do meio de comunicação sincrônico e assincrônico, WhatsApp, é possível perceber que a população tem escrito e lido mais, adequando-se às peculiaridades comunicacionais da atualidade, principalmente, na rapidez no ato de receber e enviar mensagens. O novo ambiente de comunicação trouxe hábitos que se tornaram típicos aos textos virtuais, criando assim uma nova variedade linguística - o internetês. Utilizado tanto por jovens quando por adultos, os gêneros virtuais têm transformado a comunicação, alcançando o âmbito escolar e trazendo a necessidade de uma inovação na forma de ensino. Um dos maiores cobrados nessa mudança é o professor, que ainda reluta em trazer para a sala de aula gêneros que se tornaram básicos na comunicação da sociedade atual. A partir dos estudos de Alkmin (2001), Camacho (2001), Marcuschi (2008), dentre outros, vamos analisar a variante usada pelos alunos, por meio dos prints das respostas dadas no trabalho proposto pelo professor.
ABSTRACT: The aim of this paper is to analyze the linguistic variation found in the communicative process provided by the WhatsApp messaging application, in the 9th grade of a Campo Grande - MS Municipal School. With the development and popularization of technology, the birth of virtual genres occurred and, consequently, a transformation in the use of language. The growing use of smarthphones and the synchronous and asynchronous means of communication, WhatsApp, it is possible to realize that the population has written and read more, adjusting to the communicational peculiarities of today, especially in the speed of receiving and sending messages. The new communication environment has brought habits that have become typical of virtual texts, thus creating a new linguistic variety - internetese. Used by both youth and adults, virtual genres have transformed communication, reaching the school environment and bringing the need for an innovation in the form of teaching. One of the biggest charges for this change is the teacher, who is still reluctant to bring into the classroom genres that have become basic in today's society's communication. From the studies of Alkmin (2001), Camacho (2001), Marcuschi (2008), among others, we will analyze the variant used by the students, through the prints of the answers given in the work proposed by the teacher.
KEYWORDS: Linguistic Variation. Whatsapp. Internet.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.