PRINCÍPIOS TEÓRICOS DA LEXICOGRAFIA DA DIVERSIDADE: DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR ENTRE A DIALETOLOGIA E A LEXICOGRAFIA HISTÓRICO-VARIACIONAL
Visualizações: 56Palabras clave:
Lexicografia Histórico-Variacional. Dialetologia. Vocabulário Dialetal da Região Norte do Brasil.Resumen
Produtos lexicográficos, tais como dicionários, vocabulários e glossários, têm em sua gênese a função de registrar um pouco do espólio cultural que se constrói com o uso da língua. Evidencia-se, contudo, que, em especial no Brasil, no que concerne à variação, apesar do contínuo avanço dos estudos dialetais, mormente no campo das pesquisas voltadas para o léxico do português brasileiro, os trabalhos lexicográficos em geral ainda não registram satisfatoriamente a diversidade linguística. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo discutir os pressupostos metodológicos da Lexicografia histórico-variacional através da apresentação do Vocabulário Dialetal da Região Norte do Brasil (SOUSA, 2019), o qual tem seu corpus constituído a partir das respostas ao Questionário Semântico-Lexical (QSL), um dos instrumentos metodológicos do Projeto Atlas Linguístico do Brasil, referente a 14 áreas temáticas – Acidentes geográficos; Alimentação e cozinha; Astros e tempo; Atividades agropastoris; Ciclos da vida; Convívio e comportamento social; Corpo humano; Fauna; Fenômenos atmosféricos; Habitação; Jogos e diversões infantis; Religião e crenças; Vestuário e acessórios e Vida urbana – totalizando 202 questões, em 6 capitais da Região Norte do Brasil: Macapá, Boa Vista, Manaus, Belém, Rio Branco e Porto Velho. Ademais, busca-se apresentar uma interface de trabalho funcional entre a Lexicografia histórico-variacional e a Dialetologia.
RESUMEN: Los productos lexicográficos, como diccionarios, vocabularios y glosarios, tienen en su génesis la función de registrar un poco del patrimonio cultural que se construye con el uso del lenguaje. Sin embargo, es evidente que, especialmente en Brasil, con respecto a la variación, a pesar del avance continuo de los estudios de dialecto, especialmente en el campo de la investigación centrada en el léxico portugués brasileño, los trabajos lexicográficos en general todavía no registran satisfactoriamente la diversidad lingüística En este sentido, este artículo tiene como objetivo discutir los supuestos metodológicos de la lexicografía histórico-variacional a través de la presentación del vocabulario dialectal de la región norte de Brasil (SOUSA, 2019), que tiene su corpus basado en las respuestas al cuestionario semántico-léxico (QSL), uno de los instrumentos metodológicos del Proyecto Lingüístico Atlas de Brasil, referido a 14 áreas temáticas - Accidentes geográficos; Comida y cocina; Estrellas y tiempo; Actividades agricolas; Ciclos de vida; Interacción social y comportamiento; Cuerpo humano; Fauna Fenómenos atmosféricos; Vivienda; Juegos infantiles y entretenimiento; Religión y creencias; Ropa y accesorios y vida urbana: un total de 202 preguntas, en 6 capitales del norte de Brasil: Macapá, Boa Vista, Manaus, Belém, Rio Branco y Porto Velho. Además, busca presentar una interfaz funcional de trabajo entre la lexicografía histórico-variacional y la dialectología.
PALABRAS CLAVE: Lexicografía Histórico-Variacional. Dialectología. Vocabulario dialectal de la región norte de Brasil.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.