CRENÇAS E ATITUDES NA PERSPECTIVA DO OUVINTE ATRAVÉS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO PRODUZIDO POR DOIS FALANTES HAITIANOS MORADORES EM SINOP-MT
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Imigrantes Haitianos. Português como Língua Adicional. Domínio da Língua Adicional.Resumen
Esta pesquisa tem como objetivo investigar a aplicação da prática de ter ouvintes brasileiros ouvindo a fala não-nativa de estrangeiros através de áudios de entrevistas realizadas com um imigrante haitiano do sexo masculino, com a idade de 41 anos que vive no município de Sinop - MT há 5 anos. E com uma imigrante haitiana com a idade de 14 anos que reside em Sinop -MT há 2 anos. Essa pesquisa foi embasada em vários teóricos que escreveram sobre a temática aqui proposta, os principais foram Faria; Pessoa (2012), Labov (1972, 1974, 1982 e 1994). O estudo foi realizado com um grupo de 20 estudantes do 5º ano de uma escola municipal de Sinop-MT. O intuito é que os alunos façam uma análise comparativa tanto da fala do adulto que está no Brasil há 5 anos como da fala da adolescente que está no Brasil há 2 anos. Com isso, analisar através das respostas dos alunos quem aprendeu a fala da língua portuguesa mais próxima possível do nativo brasileiro. Contudo, não foi identificado uma decorrência de tipo de meio, e muito menos se constatou um efeito de relação entre as variáveis “experiência” e “tipo de meio”. Através dos resultados, sugere-se uma análise teórica e metodológica sobre a definição de compreensão da fala estrangeira-haitiana que compreende como domínio compartilhado entre falante e ouvinte, o que convém incumbir que uma fala estrangeira no geral transita por variáveis sociolinguísticas agregadas as duas partes da interlocução.
ABSTRACT: This research aims to investigate the application of the practice of having Brazilian listeners listening to the non-native speech of foreigners through audios of interviews conducted with a Haitian male immigrant, at the age of 41 years who lives in the municipality of Sinop - MT 5 years ago. And with a Haitian immigrant at the age of 14 who has lived in Sinop -MT for 2 years. This research was based on several theorists who wrote about the theme proposed here, the main ones were Faria; Pessoa (2012), Labov (1972, 1974, 1982 and 1994. The study was conducted with a group of 20 students of the 5th year of a municipal school of Sinop-MT. The aim is for students to make a comparative analysis of both the speech of the adult who has been in Brazil for 5 years and the speech of the adolescent who has been in Brazil for 2 years. Thus, analyzing through the responses of the students who learned speaks of the Portuguese language as close as possible to the native Brazilian. However, a type of medium was not identified, and much less a relationship effect was found between the variables "experience" and "type of medium". Through the results, it is suggested a theoretical and methodological analysis on the definition of understanding of the foreign-Haitian speech that understands as a shared domain between speaker and listener, which is necessary to instruct a foreign speech in general Transits through sociolinguistic variables aggregated the two parts of the interlocution.
KEYWORDS: Haitian immigrants. Portuguese as an additional language. Additional language domain.
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