ASPECTOS ESTRUTURAIS DA NARRATIVA DE ENTERRO
Visualizações: 65Palabras clave:
Narrativa; Enterro; Estrutura formal.Resumen
Este estudo demostra como a superestrutura do gênero narrativa de enterro, descrita inicalmente por Fernandes (2007), materializa-se em outras ocorrências desse gênero em comundades da Amazônia à semelhnça das várias pesquisas que buscam identificar como a superestrutura da narrativa de experiência proposta por Labov e Waletzky (1967) se expressa em outras corrências do gênero em diferentes culturas. A narrativa de enterro relata a história de um tesouro escondido, posteriormente revelado por uma força sobrenatural a um escolhido com perfil e caráter socialmente aceitáveis. Sua estrutura seria composta por seis partes invariáveis: origem, anunciação, manifestação, marcação, provação e desenlace, conforme Fernandes (2007), uma das referências teóricas-metodológicas basilares citada no estudo, por ter sido o pioneiro a propor esse esquema formal, a partir da análise de 27 narrativas produzidas na região pantaneira. Além, deste, utilizou-se também como fontes referenciais a descrição de Cruz (2009) realizada em 20 narrativas do acervo do IFNOPAP e a pesquisa de Paixão et. al (2019) efetuada a partir de 16 narrativas do corpus de Borges (em andamento), coletadas em 8 comunidades quilombolas do Baixo-Tocantins. A partir destas 63 narrativas de enterro analisadas neste trabalho chegou-se a conclusão de que a estrutura proposta por Fernandes (2007), salvagardando sua caracteristica variacionista de ressignificação ajustada aos valores socioculturais da comunidade onde está circulando e ao potencial narrativo do narrador, é perfeitamente aplicável a outras narrativas do mesmo gênero enterro.
ABSTRACT: This study demonstrates how the burial narrative genre superstructure, initially described by Fernandes (2007), materializes in other occurrences of this genre in Amazonian communities similar to the various studies that seek to identify as the superstructure of the experience narrative proposed by Labov and Waletzky (1967) is expressed in other occurrences of the genre in different cultures. The burial narrative tells the story of a hidden treasure, later revealed by a supernatural force to a chosen one with a socially acceptable profile and character. Its structure would be composed by six invariable parts: origin, announcement, manifestation, marking, trial and conclusion, according to Fernandes (2007), one of the basic theoretical-methodological references cited in the study, for having been the pioneer in proposing this formal scheme, from the 27 narratives analysis produced in the Pantanal region. In addition, the description of Cruz (2009) in 20 narratives from the IFNOPAP collection and the research by Paixão et. al (2019) made from 16 narratives from the Borges corpus (in progress), collected in 8 quilombola communities from Baixo-Tocantins. From these 63 burial narratives analyzed in this work, it was concluded that the structure proposed by Fernandes (2007), safeguarding its variationist characteristic of resignification adjusted to the socio-cultural values of the community where it is circulating and to the narrator narrative potential, it is perfectly applicable to other narratives of the same burial genre.
KEYWORDS: Narrative. Burial. Formal structure.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.