PAULO FREIRE: UM EDUCADOR AFROCENTRISTA?
PAULO FREIRE: AN AFROCENTRIST EDUCATOR?
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https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i36.452Palabras clave:
Paulo Freire. Educação Libertadora. Alfabetização AfrocentradaResumen
O estudo discute a educação fundamentada numa proposta de saberes da alfabetização afrocentrada, contribui para o agenciamento, pertencimento e afirmação da identidade afro-brasileira. Apresenta aproximações teóricas entre Molefi Kete Asante e Paulo Freire, educador popular brasileiro, quando trabalha a educação libertadora e transformadora do sujeito histórico valorizando e reconhecendo os elementos culturais africanos. Evidencia processos de alfabetização que afrocentra a própria língua oficial ao criar palavras em língua nacional (crioula) usando a ortografia portuguesa. Mostra a relevância dos Centros de Instrução Revolucionária (CIR) na formação de consciência acadêmica, política e crítica na emancipação de grupos, tendo a educação como elemento de transformação social, localizando afro-brasileiros e afrodiáspóricos no reposicionamento de sua ancestralidade reafricanizada.
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