SABERES Y EXIGENCIAS DEL TRABAJO DOCENTE: CONTRIBUICIONES DEL PENSAMIENTO FREIREANO A LA REFLEXIÓN SOBRE LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO DE LENGUAS
KNOWLEDGE AND THE DEMANDS OF TEACHING WORK: CONTRIBUTIONS OF FREIREAN THOUGHT TO REFLECTION ON LANGUAGE TEACHER EDUCATION
Visualizações: 82DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i36.453Palabras clave:
Formação docente; Ensino de línguas; Freire; Educação libertadora.Resumen
O sistema educacional brasileiro tem enfrentado, nos últimos anos, ataques de posicionamentos que buscam estabelecer a formação para o mercado e que são reflexo do atual modelo neoliberal, caracterizado por não compreender a educação como ferramenta fundamental para a construção de uma sociedade mais crítica e justa. Felizmente, em meio a esse contexto, quando se comemora o centenário do nascimento de Paulo Freire, seu legado continua ecoando com força. Prova disso é o trabalho a seguir apresentado, pois visa refletir sobre a formação de professores à luz dos postulados freireanos, especialmente os contidos em sua obra Pedagogia da autonomia: Saberes serviços à prática educativa (1996), observando, também, as contribuições de teóricos. como Cantero e Mendoza (2003), Demo (2004), Fabiano (2004), Pimenta (2009) e Saviani (2012). Nessa análise, a ação pedagógica é proposta como ferramenta para transformar o modelo social atual em um que represente uma realidade mais justa e inclusiva, buscando compreender quais competências e demandas são necessárias para o desenvolvimento da prática docente, tanto em uma perspectiva geral como na perspectiva específica do ensino de línguas, com especial atenção para a relevância de associar ensino e pesquisa.
Descargas
Citas
CANTERO, F. J.; MENDOZA, A. Conceptos básicos en Didáctica de la Lengua y la Literatura. In: MENDOZA, A. (Coord.) Didáctica de la Lengua y la Literatura para Primaria. Madrid: Pearson Educación, 2003.
DEMO, P. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2004.
FABIANO, S. Pesquisa na graduação: a escrita do gênero acadêmico. Mato Grosso: UNEMAT Editora, 2004.
FÁVERO, M. L. A educação libertadora no cotidiano da escola. In: Revista educação, nº 67. Brasília, 1988.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. À sombra desta mangueira. 4.ed. São Paulo: Olhodagua, 2001.
FREIRE, P.; HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 4 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2003.
KOURGANOFF, V. A face oculta da universidade. São Paulo: Ed. da Unesp, 1990.
PAOLI, J. N. O Princípio da indissociabilidade entre ensino e pesquisa. Proposta para sua prática. [S. I.: s.n.], 1989.
PIMENTA, S. A profissão professor universitário: processos de construção da identidade docente. In: CUNHA, M. I. et alii (Orgs.). Docência universitária: profissionalização e práticas educativas. Feira de Santana: UEFC Editora, 2009, p. 33-56.
SAVIANI, D. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 42ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.