SABERES Y EXIGENCIAS DEL TRABAJO DOCENTE: CONTRIBUICIONES DEL PENSAMIENTO FREIREANO A LA REFLEXIÓN SOBRE LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO DE LENGUAS

KNOWLEDGE AND THE DEMANDS OF TEACHING WORK: CONTRIBUTIONS OF FREIREAN THOUGHT TO REFLECTION ON LANGUAGE TEACHER EDUCATION

Visualizações: 82

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i36.453

Palabras clave:

Formação docente; Ensino de línguas; Freire; Educação libertadora.

Resumen

O sistema educacional brasileiro tem enfrentado, nos últimos anos, ataques de posicionamentos que buscam estabelecer a formação para o mercado e que são reflexo do atual modelo neoliberal, caracterizado por não compreender a educação como ferramenta fundamental para a construção de uma sociedade mais crítica e justa. Felizmente, em meio a esse contexto, quando se comemora o centenário do nascimento de Paulo Freire, seu legado continua ecoando com força. Prova disso é o trabalho a seguir apresentado, pois visa refletir sobre a formação de professores à luz dos postulados freireanos, especialmente os contidos em sua obra Pedagogia da autonomia: Saberes serviços à prática educativa (1996), observando, também, as contribuições de teóricos. como Cantero e Mendoza (2003), Demo (2004), Fabiano (2004), Pimenta (2009) e Saviani (2012). Nessa análise, a ação pedagógica é proposta como ferramenta para transformar o modelo social atual em um que represente uma realidade mais justa e inclusiva, buscando compreender quais competências e demandas são necessárias para o desenvolvimento da prática docente, tanto em uma perspectiva geral como na perspectiva específica do ensino de línguas, com especial atenção para a relevância de associar ensino e pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Cernadas Carrera, UFPA

Professor Dr. do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) e da Faculdade de Letras Estrangeiras Moderas (FALEM) – Universidade Federal do Pará (UFPA).

Ezilda Maciel da Silva, UFPA

Professora Dra. da Faculdade de Letras Estrangeiras Moderas (FALEM) – Universidade Federal do Pará (UFPA).

Citas

APPLE, M. Freire, Neoliberalismo e educação. In: APPLE, M.; NÓVOA, A. (Orgs.) Paulo Freire: política e pedagogia. Porto: Porto Editora, 1998, p. 21-45.
CANTERO, F. J.; MENDOZA, A. Conceptos básicos en Didáctica de la Lengua y la Literatura. In: MENDOZA, A. (Coord.) Didáctica de la Lengua y la Literatura para Primaria. Madrid: Pearson Educación, 2003.
DEMO, P. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2004.
FABIANO, S. Pesquisa na graduação: a escrita do gênero acadêmico. Mato Grosso: UNEMAT Editora, 2004.
FÁVERO, M. L. A educação libertadora no cotidiano da escola. In: Revista educação, nº 67. Brasília, 1988.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. À sombra desta mangueira. 4.ed. São Paulo: Olhodagua, 2001.
FREIRE, P.; HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 4 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2003.
KOURGANOFF, V. A face oculta da universidade. São Paulo: Ed. da Unesp, 1990.
PAOLI, J. N. O Princípio da indissociabilidade entre ensino e pesquisa. Proposta para sua prática. [S. I.: s.n.], 1989.
PIMENTA, S. A profissão professor universitário: processos de construção da identidade docente. In: CUNHA, M. I. et alii (Orgs.). Docência universitária: profissionalização e práticas educativas. Feira de Santana: UEFC Editora, 2009, p. 33-56.
SAVIANI, D. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 42ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

Publicado

2022-10-16

Cómo citar

Carrera, C. C., & Silva, E. M. da. (2022). SABERES Y EXIGENCIAS DEL TRABAJO DOCENTE: CONTRIBUICIONES DEL PENSAMIENTO FREIREANO A LA REFLEXIÓN SOBRE LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO DE LENGUAS: KNOWLEDGE AND THE DEMANDS OF TEACHING WORK: CONTRIBUTIONS OF FREIREAN THOUGHT TO REFLECTION ON LANGUAGE TEACHER EDUCATION. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 12(36), 1–19. https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i36.453