KNOWLEDGE AND THE DEMANDS OF TEACHING WORK: CONTRIBUTIONS OF FREIREAN THOUGHT TO REFLECTION ON LANGUAGE TEACHER EDUCATION
SABERES Y EXIGENCIAS DEL TRABAJO DOCENTE: CONTRIBUICIONES DEL PENSAMIENTO FREIREANO A LA REFLEXIÓN SOBRE LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO DE LENGUAS
Visualizações: 82DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i36.453Keywords:
Teacher training; Language teaching; Freire; Liberating education.Abstract
Recently, the Brazilian educational system has been under attack by positions seeking to establish a job market education. Further, these attacks have reflected the current neoliberal model which does not understand education as a fundamental tool for building a more critical and fair society. In this context, when the centenary of Freire's birth is celebrated, his legacy is still resonating strongly. A proof of that is the work presented here, where it examines teacher education from the perspective of Freire's postulates, especially those found in Pedagogy of autonomy: the knowledge needed for educational practice (1996), and those found in the contributions of Cantero and Mendoza (2003), Demo (2004), Fabiano (2004), Pimenta (2009) and Saviani (2012). As a tool for changing the current social model into one that represents a more fair and inclusive reality, pedagogical action is proposed in this analysis. Also, it can seek to understand which competencies and demands are necessary for the development of teaching practice, both from a general perspective and from the perspective of language teaching, with a particular focus on integrating research and teaching practices.
KEYWORDS: Teacher training; Language teaching; Freire; Liberating education.
Downloads
References
CANTERO, F. J.; MENDOZA, A. Conceptos básicos en Didáctica de la Lengua y la Literatura. In: MENDOZA, A. (Coord.) Didáctica de la Lengua y la Literatura para Primaria. Madrid: Pearson Educación, 2003.
DEMO, P. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2004.
FABIANO, S. Pesquisa na graduação: a escrita do gênero acadêmico. Mato Grosso: UNEMAT Editora, 2004.
FÁVERO, M. L. A educação libertadora no cotidiano da escola. In: Revista educação, nº 67. Brasília, 1988.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. À sombra desta mangueira. 4.ed. São Paulo: Olhodagua, 2001.
FREIRE, P.; HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 4 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2003.
KOURGANOFF, V. A face oculta da universidade. São Paulo: Ed. da Unesp, 1990.
PAOLI, J. N. O Princípio da indissociabilidade entre ensino e pesquisa. Proposta para sua prática. [S. I.: s.n.], 1989.
PIMENTA, S. A profissão professor universitário: processos de construção da identidade docente. In: CUNHA, M. I. et alii (Orgs.). Docência universitária: profissionalização e práticas educativas. Feira de Santana: UEFC Editora, 2009, p. 33-56.
SAVIANI, D. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 42ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.