DESVIACIONES DE LA ESCRITURA EN PORTUGUÉS: INFLUENCIA DE FACTORES EXTRALINGÜÍSTICOS
DESVIOS DE ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA: A INFLUÊCIA DE FATORES EXTRALINGUÍSTICOS
Visualizações: 43DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i38.8173Palabras clave:
Escritura, Desviaciones, Variación lingüística, Sociolingüística, Factores extralingüísticosResumen
El objetivo de esta investigación cualitativa-cuantitativa fue averiguar cuáles y cuántas desviaciones de la escritura en portugués están presentes en los textos producidos por alumnos de tercer año de enseñanza media de una escuela pública estatal de Teresina-PI, señalando las más recurrentes y si factores extralingüísticos como el género y la clase social tienen influencia directa en la ocurrencia de esas desviaciones. Se realizó trabajo de campo e investigación bibliográfica. A través de ella, se buscó apoyo teórico en Tarallo (2007), Bagno (2007, 2011), Labov (2008), Mollica y Braga (2010), entre otros, que abordan la Sociolingüística Variacionista. Tras un análisis sistémico de los datos encontrados, se constató que las desviaciones más recurrentes se daban en la ortografía, las marcas de oralidad, la concordancia verbal y la acentuación, en el mismo orden. Además, la investigación muestra que los varones cometieron más desviaciones que las mujeres y que se produjeron más desviaciones en los textos de los pertenecientes a la clase social más baja.
Descargas
Citas
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.
BAGNO, Marco. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BAGNO, Marcos. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
BORTINI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora?: sociolinguística & educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
COSTA, Catarina de Sena S. M. da. (org.). Olhares sociolinguísticos: variação e interação. Teresina: EDUFPI, 2011.
CRITÉRIO Brasil 2015 e atualização da distribuição de classes para 2016. São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.abep.org/criterio-brasil. Acesso em: 20 ago. 2018.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; SOUZA E SILVA, M. Cecília P. de. Linguística aplicada ao português: morfologia. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2008.
MOLLICA, Maria Cecília Braga; BRAGA, Maria Luiza (Orgs.). Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
MUSSALIN, Fernanda; BENTES, Anna Cristina. Introdução à linguística: domínios e fronteiras. Vol. 1. São Paulo: Contexto, 2006.
TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolinguística. 8. ed. São Paulo: Ática, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.