LA COMUNICACIÓN COMO FACTOR DE ÉXITO O FRACASO EN EL TRATAMIENTO DE PACIENTES SORDOS

LA COMUNICACIÓN COMO FACTOR DE ÉXITO O FRACASO EN EL TRATAMIENTO DE PACIENTES SORDOS

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i39.8265

Palabras clave:

Formação profissional, Medicina, Odontologia, Paciente surso, LIBRAS

Resumen

A diversidade de pacientes que buscam serviços de saúde, em diferentes áreas, o que faz com que a comunicação se torne ponto crucial, para um eficaz atendimento, o que ocorre a partir da comunicabilidade entre o profissional da área da medicina e/ou da odontologia e seus pacientes. Nesse contexto, inserem-se as pessoas surdas, que são usuárias da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que mesmo reconhecida legalmente no País, ainda é pouco difundida e conhecida. O objetivo deste artigo é analisar a inserção da LIBRAS nos cursos de medicina e de odontologia da UFMA e a formação inicial dos futuros profissionais da área da saúde em relação à comunicação para com os pacientes surdos. Identificamos as estratégias comunicacionais que os atuais e futuros profissionais das áreas investigadas utilizam para estabelecer a interação com pacientes surdos; descrevendo em que medida a UFMA trabalha questões específicas, com vistas à preparação dos acadêmicos de medicina e de odontologia, para atender pacientes surdos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Os achados da pesquisa revelaram que embora a instituição de ensino superior (IES) pesquisada venha empreendendo esforços, para promover a acessibilidade, ela não vem preparando, de forma adequada, os futuros profissionais das áreas mencionadas, para que estes atendam os pacientes surdos ou com deficiência auditiva.

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Biografía del autor/a

Clayton Gabriel Pavão Ferreira, PGCULT-UFMA

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão.

Thelma Helena Costa Chahini, UFMA

Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão. Pós-Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Pedagogia, com habilitação em Gestão e Coordenação Pedagógica. Especialista em Psicopedagogia e em Educação Especial. Docente e Pesquisadora nos Programas de Pós-Graduação, Mestrado em Educação e em Mestrado Interdisciplinar em Cultura e Sociedade da UFMA - PGCULT. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Inclusão - GPEEI. Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão - CEP/CONEP/UFMA.

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Publicado

2023-09-08

Cómo citar

Ferreira, C. G. P., & Chahini, T. H. C. (2023). LA COMUNICACIÓN COMO FACTOR DE ÉXITO O FRACASO EN EL TRATAMIENTO DE PACIENTES SORDOS: LA COMUNICACIÓN COMO FACTOR DE ÉXITO O FRACASO EN EL TRATAMIENTO DE PACIENTES SORDOS. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 13(39), 1–31. https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i39.8265

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