O APAGAMENTO DO DITONGO /OW/ NO PORTUGUÊS BRASILEIRO FALADO EM ANANINDEUA/PA
Visualizações: 38Palavras-chave:
Sociolinguística variacionista, Fonético-fonológico, MonotongaçãoResumo
A partir do pressuposto de que a língua apresenta variação, a pesquisa em questão pauta-se na sociolinguística variacionista, na qual se propõe a verificar os critérios que condicionam o apagamento do ditongo oral decrescente /ow/ no português falado em Ananindeua, localizado na Região Metropolitana de Belém, além de ser o segundo município mais populoso do estado do Pará. A pesquisa é de cunho quanti-quantitativa devido fazer análises de dados linguísticos e possui como técnica de coleta as entrevistas com os sujeitos nativos do município em questão, vale ressaltar o uso de fichas, nas quais contém o perfil de cada informante. Como base teórica sobre o fenômeno estudado foi utilizado Lopes (2002), Pereira (2004) e Cristofolini (2011), além dos teóricos da corrente variacionista. A pesquisa concentra-se na variação de ordem fonético-fonológico, além de selecionar o grau de escolaridade e status social como condicionantes extralinguísticos, estes são fatores considerados determinantes para a compreensão do fenômeno estudado.
ABSTRACT: Based on the assumption that the language presents variation, the research in question is based on the variational sociolinguistics, in which it is proposed to verify the criteria that condition the erasing of the decreasing oral ditongo /ow/ in the Portuguese spoken in Ananindeua, located in the Region Metropolitana of Belém, besides being the second most populous municipality in the state of Pará. The research is of a quantitative-quantitative nature due to the analysis of linguistic data and has as a technique of collection the interviews with the native subjects of the municipality in question, it is worth noting. The use of records, in which it contains the profile of each informant. As theoretical basis on the studied phenomenon was used Lopes (2002), Pereira (2004) and Cristofolini (2011), besides the theoreticians of the current variation. The research focuses on the variation of phonetic-phonological order, besides selecting the degree of schooling and social status as extralinguistic conditioners, these are factors considered determinants for the understanding of the phenomenon studied.
KEYWORDS: Variationist sociolinguistics. Phonological-phonological. Monotongation.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.