ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DE TEXTOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: PRIMÓRDIOS

Visualizações: 39

Autores

  • Simone de Sousa Naedzold PROFLETRAS - UNEMAT/Sinop
  • Wendell Camilo Deposiano PROFLETRAS - UNEMAT/Sinop

Palavras-chave:

Sociolinguística Variacionista, Sequência Didática, Variações, Intervenção Pedagógica

Resumo

Neste texto, apresentamos análise sociolinguística de produções textuais elaboradas por estudantes do norte de Mato Grosso, matriculados no ensino fundamental anos finais. Utilizamos a sequência didática como procedimento metodológico e os fundamentos da pesquisa interpretativista aliada aos pressupostos da pesquisa qualitativa e as análises descritivas e reflexivas no aporte da Sociolinguística Variacionista. Nos textos dos estudantes, apresentamos as intervenções pedagógicas no sentido de propiciar aos estudantes a reflexão sobre as diversas manifestações de linguagens presentes em nossa sociedade, mostrando as variações fonológicas/fonéticas, morfológicas, sintáticas, morfofonológicas, morfossintáticas, lexicais e discursivas presentes nos textos dos estudantes.

RESUMEN: En este texto, presentamos análisis sociolingüístico de producciones textuales de estudiantes de Mato Grosso, matriculados en la enseñanza fundamental años finales. Utilizamos la secuencia didáctica como procedimiento metodológico y los fundamentos de la investigación interpretativista aliada a los presupuestos de la pesquisa cualitativa y análisis descriptivos y reflexivos en el aporte de la Sociolinguística Variacional. En los textos de los estudiantes, presentamos intervenciones pedagógicas en el sentido de propiciar la reflexión sobre las diversas manifestaciones de lenguajes presentes en nuestra sociedad, mostrando las variaciones fonológicas/fonéticas, morfológicas, sintácticas, morfofonológicas, morfosintácticas, lexicales y discursivas presentes en los textos de los estudiantes.

PALABRAS CLAVE: Sociolinguística Variacional. Secuencia Didáctica. Variaciones. Intervención Pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone de Sousa Naedzold, PROFLETRAS - UNEMAT/Sinop

Professora da rede estadual de Mato Grosso, Sinop. Pesquisadora Mestranda do Mestrado Profissional em Letras, Profletras, área de Linguagem e Letramentos, Câmpus da Unemat/Sinop. Agradeço à CAPES pelo fomento em forma de bolsa para realizar o curso de mestrado que tem proporcionado estudos e possíveis publicações. E-mail: snaedzold60@gmail.com.

Wendell Camilo Deposiano, PROFLETRAS - UNEMAT/Sinop

Professor da rede estadual de Mato Grosso, Nova Mutum. Pesquisador Mestrando do Mestrado Profissional em Letras, Profletras, área de Linguagem e Letramentos, Câmpus da Unemat/Sinop. Agradeço à CAPES pelo fomento em forma de bolsa para realizar o curso de mestrado que tem proporcionado estudos e possíveis publicações. E-mail: wendellcamillo@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

26-06-2018

Como Citar

Naedzold, S. de S., & Deposiano, W. C. (2018). ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DE TEXTOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: PRIMÓRDIOS. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 8(22 SER. 2), 60–94. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/sociodialeto/article/view/7847