O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTUDANTES GUARANI E KAIOVA NO CONTEXTO DE ESCOLAS INDÍGENAS
Visualizações: 44Palavras-chave:
Ensino de português, Escolas indígenas, Contexto sociocultural, Guarani e KaiovaResumo
No presente artigo, objetiva-se discutir o processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa para estudantes dos grupos étnicos Guarani e Kaiova no contexto de escolas indígenas situadas na reserva de Dourados, MS. As ponderações realizadas neste artigo resultam da análise de dados e observações coletadas e realizadas por meio de pesquisa participativa e da nossa própria experiência como professora de língua portuguesa e língua guarani, lecionando em escolas indígenas, onde a maioria dos alunos é falante de suas línguas maternas. Para realizarmos nossas ponderações, embasamo-nos em conceitos de diferentes campos do saber, como da Sociolinguística, Antropologia, Linguística, Pedagogia e História. As reflexões realizadas indicam que o processo de ensino aprendizagem de língua portuguesa não pode prescindir de conhecimentos do contexto sociocultural dos grupos étnicos Guarani e Kaiova[1], o que inclui suas línguas.
ABSTRACT: In this paper one aims at discussing the teaching-learning process of Portuguese language to Guarani and Kaiova students in the context of indigenous schools located in the indigenous reservation of Dourados, MS. The considerations taken here came out from data analysis and observations collected and done by means of participative research and from our own experience as Portuguese and Guarani teacher, giving classes in two different indigenous schools, where the majority of the students are speakers of their mother languages. To do our task, we relied on concepts of different fields of knowledge such as Sociolinguistics, Linguistics, Anthropology, Pedagogy and History. The results of our analysis point out that the Portuguese teaching-learning process cannot be done without considering the Kaiova and Guarani social-cultural contexts.
KEYWORDS: Portuguese teaching. Indigenous schools. Social-cultural context. Guarani e Kaiova.
Ñe’Mbyky: Ko artigo pe ñomongeta mba’erupi ohasa mbo’e, mbayry ñe’e pe umi mitãkuéra Guarani ha Kaiova, oñe’eva so ava ñe’e, ko’ã mbo’eroy oje’eva ava reko pe, ape tekoha Dourados, MS pe. Ko artigo jehaípyre heñoi che resa umi mitã mbo’ekoty pe ha mba’apogui temimbo’ekuéra pe ambo’e mbayry ñe’e ha ava ñe’e pe, mokoi mbo’eroy indígena ha upe pe umi mitã kuéra oñe’e so ava ñe’e guarani-kaiova pe. Amombareteve hagua che haí ambyaty avei arandukuéra, Sociolinguística, Antropologia, Pedagogia ha Historia. Ore rembiapo omohesakã ñe’e português ndaikatui ombotapykue arandu Guarani ha Kaiova, tekoteve mokoivea arandu oguata oñondive otende hagua teko guarani kaiova ha avañe’e avei.
PALAVRAS-CHAVE: Mbayry ñe’e. Mbo’e. Ava mbo’eroy. Tekoha contexto
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.