O DISCURSO DO “PROTAGONISMO JUVENIL” NA BNCCEM: DESLOCAMENTOS E MOVIMENTO DE SENTIDOS
THE DISCOURSE OF "YOUTH PROTAGONISM" IN BNCCEM: DISPLACEMENTS AND MOVEMENT OF SENSES
Visualizações: 63DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.370Palavras-chave:
Sujeito. Discurso. Protagonismo juvenil. Sentido.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar como o discurso do protagonismo juvenil inserido nos textos da BNCCEM se correlaciona com os discursos de viés empresarial direcionado aos jovens pela ONU/UNESCO desde 1965, atribuindo ao jovem o papel de ser o principal agente de uma ação, um ator social. Nesse sentido, queremos refletir como essa proposta aparece em nossa Política Educacional de Ensino, não historicamente, mas constitutivamente consubstanciada de termos como, proatividade, sujeito autônomo e líder, pois tais expressões coadunam diretamente com o mercado de trabalho. Assim, vamos descrever sob a ótica da Análise de Discurso Pecheutiana os deslocamentos e movimentos de sentidos que mobilizam o Sujeito, a Ideologia e o Simbólico.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2018. Produção editorial fundação Carlos Alberto Vanzolini gestão de tecnologias em educação.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular–BNCCEM. 3ª versão. Brasília, DF, 2018. Disponível:<<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/bncc-ensino-medio>. Acesso em 10/07/2019.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 1998.
BRASIL. Lei de Diretrizes e bases da educação. Senado Federal, Centro Disponível em http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/lei9394.pdf> Acesso em 05/07/2019.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino Médio. Brasília: 2000. Disponível em <http://www.mec.gov.br> Acesso em 05/07/2019.
COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação democrática. Salvador: Fundação Odebrecht, 2000.
ONU. Organização das Nações Unidas. Congresso Mundial sobre a Juventude. Declaración de Barcelona, 1985.
ONU. Guia prático para a sociedade civil. O campo de ação da sociedade civil e o sistema dos Direitos Humanos das Nações Unidas. Palais des Nations CH 1211 Geneva 10 – Switzerland, 2004.
ORLANDI, Eni P. Discurso em análise, Sujeitos, Sentidos e Ideologias Campinas SP: Pontes Editora, 2012.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 11. ed. Campinas SP: Pontes Editores, 2013.
ORLANDI, Eni P. Discurso e leitura. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução Eni Pulcinelli Orlandi [et al.] - 2.ed. - Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1995.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Representação no Brasil. Políticas públicas de/para/com juventudes. 2. imp. Brasília: UNESCO, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.