A LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS NO MOVIMENTO PELA INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO

THE PORTUGUESE LANGUAGE FOR FOREIGNERS IN THE INTERNATIONALIZATION MOVEMENT OF THE FEDERAL TECHNOLOGICAL UNIVERSITY OF PARANÁ, FRANCISCO BELTRÃO CAMPUS

Visualizações: 47

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.379

Palavras-chave:

Internacionalização; Língua portuguesa para estrangeiros; Discurso; Trocas culturais.

Resumo

Com o objetivo de analisar as verdades construídas nos discursos produzidos pelos alunos da disciplina de Comunicação Oral e Escrita do curso de Engenharia de Alimentos e alunos do curso de graduação de Português da UNAM, foi realizado um projeto para troca de emails entre alunos utilizando a língua portuguesa. A metodologia foi levantamento bibliográfico. Cada instituição teve por objetivo desenvolver trocas culturais através da intermediação das plataformas digitais e orientação das professoras do projeto. Como resultados verificamos que a regularidade das sequências analisadas ficou em torno da rotina de trabalho e estudo que envolve o cotidiano desses acadêmicos, o que desencoraja e dificulta as possibilidades de internacionalização via plataforma online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Merkle Lingnau, UTFPR/PPGEFB-UNIOESTE

Possui graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá. Professora na graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Francisco Beltrão.

Referências

BAUER, M. W; GASKEL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático I tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ : Vozes, 2002.
DA NÓBREGA, M. H. Políticas linguísticas e internacionalização da língua portuguesa: desafios para a inovação. Revista de Estudos da Linguagem, v. 24, 2016, p. 417-445.
FISCHER, R. M. B. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo (SP), v. 114, 2001, p. 197-223.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber: Tradução Luiz Felipe Baeta Neves. 8ª.ed – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
KNOBEL, M. Brazil: Study-abroad initiative needs careful study. 18 December 2011. Disponível em:
<http://www.universityworldnews.com/article.php?story=20111216171338689>. Acesso em: 01 de dez. 2015.
KNOBEL, M. Ensino superior: Ciência sem Fronteiras. Programa Ensino Superior da UNIVESP TV, 07 de março de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=G0JgUUl4FHc. Acesso em: 18 jan. 2017.
KRAWCZYK, N. R. As Políticas de Internacionalização das Universidades no Brasil: o caso da regionalização no Mercosul. Políticas Educativas, v. 1, 2008, p. 32-47.
LIMA, M. C. L. A internacionalização da educação: qual o rumo da educação superior? Aula pública Ópera Mundi gravada no Câmpus UNESP Bauru – Tvunesp, 05 de maio de 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rkUB61_i5ZM. Acesso em: 18 jan. 2017.
MOROSINI, M. C. Internacionalização da Educação Superior no Brasil pós- LDB: o impacto das sociedades tecnologicamente avançadas. In: Mariluce Bittar; João Ferreira de Oliveira; Marília Costa Morosini. (Org.). Educação superior no Brasil - 10 anos pós-LDB. 1ed.Brasília - DF: INEP, 2008. v. 2, p. 285-304.
MOROSINI, M. C. Internacionalização da educação superior no Brasil: a produção recente em teses e dissertações. Educação em Revista (online), 2017.
MULLER, C.C. EAD nas organizações. 1ed. Curitiba, PR: IESDE, 2012.
RETO, L. (org) et al. Potencial Econômico da Língua Portuguesa. Lisboa: Leya, 2012.
SCHWARTZMAN, S; Castro, C. M; H Barros; Ito-Adler, J. Cem mil bolsas no Exterior. Interesse Nacional, 2012, v. 2, p. 25-36.
VEYNE, P. Foucault: seu pensamento, sua pessoa. Trad. Marcelo Jacques de Morais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
WALSH, C. Pensamiento crítico y matriz (de) colonial-reflexiones lationoamericanas. Quito: Abya-Yala, 2005.

Downloads

Publicado

03-07-2021

Como Citar

Lingnau, C. M. (2021). A LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS NO MOVIMENTO PELA INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO: THE PORTUGUESE LANGUAGE FOR FOREIGNERS IN THE INTERNATIONALIZATION MOVEMENT OF THE FEDERAL TECHNOLOGICAL UNIVERSITY OF PARANÁ, FRANCISCO BELTRÃO CAMPUS. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 12(34), 1–12. https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.379