A OMISSÃO DOS PRONOMES “ME” E “SE” DIANTE DE VERBOS PRONOMINAIS E REFLEXIVOS NA FALA DA COMUNIDADE DE CÁCERES-MT: UMA TENDÊNCIA REGIONAL
THE OMISSION OF THE PRONOUNS "ME" AND "IF" BEFORE PRONOUN AND REFLEXIVE VERBS IN THE SPEECH OF THE COMMUNITY OF CÁCERES-MT: A REGIONAL TREND
Visualizações: 81DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.462Palavras-chave:
Comunidade de Cáceres; Pronomes ‘ME’ e ‘SE’; Verbos pronominais; Verbos reflexivos; Sociolinguística Variacionista.Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre uma particularidade do dialeto da comunidade de Cáceres-MT relativa ao uso dos pronomes “ME” e “SE”. Trata da tendência à omissão desses pronomes pelos nativos da comunidade diante de verbos pronominais e reflexivos. Desenvolvido sob os aportes da Sociolinguística Variacionista, o artigo enfatiza os fatores internos e externos ao sistema linguístico que se apresentam como condicionadores do fenômeno.
Downloads
Referências
BEARZOTI FILHO, Paulo. “Discutindo Língua Portuguesa”, l990, p. 43.
BIANO, Rosana de Aguiar. O uso da 1ª pessoa do singular do pretérito perfeito simples na fala do cacerense. Universidade do Estado de Mato Grosso. ( Monografia de Término de Curso) Cáceres. Mato Grosso,2008.
BISINOTO, Leila Salomão Jacob. Atitudes sociolinguísticas: efeitos do processo migratório. Campinas: Pontes, 2007.
CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica. Tradução Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.
CAMACHO, R. G. Sociolinguística – Parte II. In. MUSSALIN & BENTES (orgs.): Introdução à Lingüística: domínios e fronteiras. V. I São Paulo: Cortez, 2001.
CÂMARA JR, J. M. Línguas Européias de Ultramar: o português do Brasil. In: Dispersos. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1970.
CAMARA, JR. J. M. História e estrutura portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Padrão, 1985.
COSERIU, Eugenio. Lições de linguística geral. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980.
COUTO, Hildo. H. do. O que é português brasileiro. 6. ed., São Paulo: Brasiliense, 1991.
LABOV, W. Sociolinguistic Patterns. Philadelphia: University of Pennsylvania Press. 1975.
MACEDO, Jocineide Karim. A variação na concordância de gênero no falar da comunidade de Cáceres-MT. Universidade Estadual Paulista. (Dissertação de Mestrado), Araraquara. São Paulo, 2004
MARTINET, André. Mémoires d’un linguiste. Paris: Quai voltaire. 1993.
MATTOS E SILVA, R.V. O português são dois: novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
MENDES, Natalino Ferreira. A história de Cáceres. Tomo I, 1973.
MENDES, Natalino Ferreira. Efemérides cacerenses. Volume II. Brasília, 1992.
MENDES, Natalino Ferreira. Natalino Ferreira. A história de Cáceres. Cáceres, 2001.
MENDES, Natalino Ferreira. Natalino Ferreira. Efemérides cacerenses. Volume I. Brasília, 1992.
MOLLICA, M. C. & BRAGA (orgs). M. L. Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
MONTEIRO, J. L. Para Compreender Labov. Petrópolis-RJ: Vozes, 2000.
NARO, A. J.; SCHERRE, M. M. P. (org.). Origens do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2007.
SACCONI, Luiz Antonio. Nossa Gramática:Teoria e prática, 8 ed. São Paulo: Atual, 1986.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. 27. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
SILVA NETO, S. História da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Presença, 1979.
SILVA, G. M. de O.; SCHERRE, M. M. P. (orgs.) Padrões Sociolinguísticos: análise de fenômenos variáveis do português falado na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro: Departamento de Linguística e Filologia, UFRJ, 1996.
SILVA, Mariza Pereira da. A dinâmica de um processo de mudança: variação entre [ã w] e [õ] em Mato Grosso. Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Tese de Doutorado em Linguística), Rio de Janeiro. R J, 2005
SILVA, Mariza Pereira da. Um estudo de variação dialetal a alternância de [ã w] ~[ õ] final no português falado na cidade de Cáceres-MT. (Dissertação de Mestrado em Linguística), Campinas. São Paulo, 2000.
SILVA, Paulo Pitaluga Costa e; FERREIRA, João Carlos. Breve história de Mato Grosso e de seus municípios. Cuiabá, 1994.
TARALLO, F. A pesquisa sociolinguística. 7 ed. São Paulo: Ática, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.