THE OMISSION OF THE PRONOUNS "ME" AND "IF" BEFORE PRONOUN AND REFLEXIVE VERBS IN THE SPEECH OF THE COMMUNITY OF CÁCERES-MT: A REGIONAL TREND
A OMISSÃO DOS PRONOMES “ME” E “SE” DIANTE DE VERBOS PRONOMINAIS E REFLEXIVOS NA FALA DA COMUNIDADE DE CÁCERES-MT: UMA TENDÊNCIA REGIONAL
Visualizações: 81DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.462Keywords:
Cáceres community; Pronouns 'ME' and 'SE'; Pronominal verbs; Reflexive verbs; Variationist sociolinguistics.Abstract
ABSTRACT: This paper presents a study about a particularity of the dialect of the community of Cáceres-MT regarding the use of the pronouns "ME" and "SE". It deals with the tendency of omission of these pronouns by the community natives in front of pronoun and reflexive verbs. Developed under the contributions of Variationist Sociolinguistics, the article emphasizes the internal and external factors to the linguistic system that are presented as conditioners of the phenomenon.
KEYWORDS: Cáceres community; Pronouns 'ME' and 'SE'; Pronominal verbs; Reflexive verbs; Variationist sociolinguistics.
Downloads
References
BEARZOTI FILHO, Paulo. “Discutindo Língua Portuguesa”, l990, p. 43.
BIANO, Rosana de Aguiar. O uso da 1ª pessoa do singular do pretérito perfeito simples na fala do cacerense. Universidade do Estado de Mato Grosso. ( Monografia de Término de Curso) Cáceres. Mato Grosso,2008.
BISINOTO, Leila Salomão Jacob. Atitudes sociolinguísticas: efeitos do processo migratório. Campinas: Pontes, 2007.
CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica. Tradução Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.
CAMACHO, R. G. Sociolinguística – Parte II. In. MUSSALIN & BENTES (orgs.): Introdução à Lingüística: domínios e fronteiras. V. I São Paulo: Cortez, 2001.
CÂMARA JR, J. M. Línguas Européias de Ultramar: o português do Brasil. In: Dispersos. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1970.
CAMARA, JR. J. M. História e estrutura portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Padrão, 1985.
COSERIU, Eugenio. Lições de linguística geral. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980.
COUTO, Hildo. H. do. O que é português brasileiro. 6. ed., São Paulo: Brasiliense, 1991.
LABOV, W. Sociolinguistic Patterns. Philadelphia: University of Pennsylvania Press. 1975.
MACEDO, Jocineide Karim. A variação na concordância de gênero no falar da comunidade de Cáceres-MT. Universidade Estadual Paulista. (Dissertação de Mestrado), Araraquara. São Paulo, 2004
MARTINET, André. Mémoires d’un linguiste. Paris: Quai voltaire. 1993.
MATTOS E SILVA, R.V. O português são dois: novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
MENDES, Natalino Ferreira. A história de Cáceres. Tomo I, 1973.
MENDES, Natalino Ferreira. Efemérides cacerenses. Volume II. Brasília, 1992.
MENDES, Natalino Ferreira. Natalino Ferreira. A história de Cáceres. Cáceres, 2001.
MENDES, Natalino Ferreira. Natalino Ferreira. Efemérides cacerenses. Volume I. Brasília, 1992.
MOLLICA, M. C. & BRAGA (orgs). M. L. Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
MONTEIRO, J. L. Para Compreender Labov. Petrópolis-RJ: Vozes, 2000.
NARO, A. J.; SCHERRE, M. M. P. (org.). Origens do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2007.
SACCONI, Luiz Antonio. Nossa Gramática:Teoria e prática, 8 ed. São Paulo: Atual, 1986.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. 27. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
SILVA NETO, S. História da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Presença, 1979.
SILVA, G. M. de O.; SCHERRE, M. M. P. (orgs.) Padrões Sociolinguísticos: análise de fenômenos variáveis do português falado na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro: Departamento de Linguística e Filologia, UFRJ, 1996.
SILVA, Mariza Pereira da. A dinâmica de um processo de mudança: variação entre [ã w] e [õ] em Mato Grosso. Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Tese de Doutorado em Linguística), Rio de Janeiro. R J, 2005
SILVA, Mariza Pereira da. Um estudo de variação dialetal a alternância de [ã w] ~[ õ] final no português falado na cidade de Cáceres-MT. (Dissertação de Mestrado em Linguística), Campinas. São Paulo, 2000.
SILVA, Paulo Pitaluga Costa e; FERREIRA, João Carlos. Breve história de Mato Grosso e de seus municípios. Cuiabá, 1994.
TARALLO, F. A pesquisa sociolinguística. 7 ed. São Paulo: Ática, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.