PALAVRÃO: UM OLHAR SOBRE A POSSÍVEL NÃO-ARBITRARIEDADE DESTE SIGNO LINGUÍSTICO
SWEAR WORD: A LOOK AT THE POSSIBLE NON-ARBITRARINESS OF THIS LINGUISTIC SIGN
Visualizações: 64Palavras-chave:
Palavrão, Não-arbitrariedade, FonéticaResumo
O presente trabalho intitulado: “PALAVRÃO: um olhar sobre a possível não-arbitrariedade deste signo linguístico” buscou, através de pesquisa bibliográfica, distinguir um fenômeno que acontece dentro do léxico de palavras e expressões tidas como ofensivas. A possibilidade de esses vocábulos estarem dentro de um grupo linguístico onde a não-arbitrariedade do signo linguístico seja uma constante, nos remete a discussão que aborda uma visão diferente desses mesmos vocábulos, pois sendo eles frutos da necessidade humana de expressão e também produtos de uma possível seleção vocabular e fonética, ajuda-nos a entender mais sobre esse grupo tão discriminado. Percebeu-se que a arbitrariedade do signo pode ser produzida ou produto da intenção do falante, da expressividade negativa desses vocábulos ou do próprio processo de tabuização dessas palavras e expressões.
Downloads
Referências
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. 47ª ed., São Paulo. Loyola, 2006.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da Linguagem. 2ª ed., São Paulo. Ed. Hucitec, 1981.
BRAGA, Eliane Rose Maio; RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. Palavras, “palavrões”: Um estudo sobre a repressão sexual a partir da linguagem empregada para designar a genitália e práticas sexuais, na cultura brasileira, <http://www.anped.org.br/reuniões/31ra/1trabalho/gt23-4982--int.pdf> acesso em: 05 de nov. 2011.
Encyclopedia Britânica On-line. Disponível em: <http://www.britannica.com/EBchecked/topic/163385/diglossia>. Acesso em 10 de Out. 2011
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Eletrônico Aurélio. Correspondente a 3ª ed. Ed. Positivo. 2004
GUEIROS, Rosário Farâni Mansur. Tabus linguísticos. São Paulo: ed. Nacional, [Curitiba]: Ed. Da Universidade Federal do Paraná, 1979.
MAIOR, Mário Souto. Dicionário do palavrão e termos afins. 4ª ed. Rio de Janeiro. Record, 1988.
PINKER, Steven. Do que é feito o pensamento. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
PRETI, Dino. A Gíria e Outros Temas. São Paulo. Ed. Da Universidade de São Paulo, 1984.
SAUSSURE, Ferdnande de. Curso de linguística geral, 27ª ed., São Paulo, Cultrix, 2006.
SILVA, Thaïs Cristófaro. Fonética e Fonologia do Português:roteiro de estudos e guia de exercícios, 9ª ed. São Paulo. Contexto, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.