CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INGLESA NO ÂMBITO DA DIVERSIDADE TEMÁTICA E ESTÉTICA PRESENTE NA MODERNIDADE
Visualizações: 7878Palabras clave:
Literatura Inglesa, Modernidade, Diversidade Temática, EstéticaResumen
De acordo com Hall (2000), as sociedades modernas são por definição sociedades de constante, rápida e permanente mudança; de modo a constituir um sujeito capaz de refletir o crescimento da complexidade do mundo moderno e a consciência de não ser autônomo e autossuficiente, ou seja, dependente de outras referências, uma concepção, portanto, interativa da sociedade. E como cerne fundamental desse processo que se desenvolve com velocidade a partir da Revolução Industrial, na segunda metade do século XVIII, a literatura inglesa se faz importante veículo de reflexão e análise. Afinal, como considera Anthony Burgess (1996), “a literatura inglesa, em suma, tem uma liberdade, uma vontade de experimentar, uma rejeição às regras, sem paralelo em nenhuma outra literatura” (p.20). Portanto, esse ensaio propõe uma breve reflexão sobre a contribuição da Literatura Inglesa no âmbito da diversidade temática presente na Modernidade – a separação tempo/espaço; a velocidade de transformação; o papel das instituições sociais; o surgimento de novas instituições e classes sociais; a urbanização; a racionalidade – por meio de contos e poemas escritos por James Joyce, T. S. Elliot, George Orwell e D.H. Lawrence.
Citas
BADY, R. Introduction à L'Étude de la Littérature Française, Éditions de la Librairie de l'Université, Friburgo, 1943, p.31.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
______. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
BIOGRAPHY. George Orwell Biography. Available in: https://www.biography.com/people/george-orwell-9429833.
______. D. H. Lawrence Biography. Available in: https://www.biography.com/people/dh-lawrence-17175776.
BONNICI, T. Introdução ao estudo das literaturas pós-coloniais. Mimesis, Bauru, v.19, n. 1, p.7-23, 1998.
BURGESS, A. A Literatura Inglesa. São Paulo: Ática, 1996. 157p.
CANDIDO, A. Literatura e Sociedade. 9.ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
CORACINI, M. J. R. F. Concepções de Leitura na (Pós-) Modernidade. In: LIMA, R. C. de C. P. (Org.). Leitura: múltiplos olhares. Campinas: Mercado de Letras; São João da Boa Vista: Unifeob, 2005. p.15-44.
COUTINHO, K. D. Resenha - O mal-estar da pós-modernidade, de Zygmunt Bauman. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.18, Set../Dez. 2001.
ELIOT, T. S. Preludes. Available in: https://www.poetryfoundation.org/poems/44214/preludes-56d22338dc954. Access in: May 16th, 2018.
GIDDENS, A. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 4a ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
JOYCE, J. An Encounter. In: ______. Dubliners. New York: Dover Publications, Inc., 1991. p.14-24.
JÚDICE, N. A Modernidade em Questão. Cadernos de Literatura Comparada, Lisboa, n.28, p.7-16, jun. 2013.
LAWRENCE. D. H. [1928] Things. Adelaide: University of Adelaide, 2015. (Published by eBooks@Adelaide). Available in: https://ebooks.adelaide.edu.au/l/lawrence/dh/things/.
MEZAN, R. Psicanálise, Judaísmo: Ressonâncias. Campinas: Escuta, 1986. p.21-23. ORWELL, G. Shooting an Elephant. 1936. Available in: https://hilo.hawaii.edu/~tbelt/Pols360-S08-Reading-ShootingAnElephant.pdf.
REVUZ, C. A Língua Estrangeira entre o desejo de um outro lugar e o risco do exílio. In: SIGNORINI, I. (Org.). Língua (gem) e Identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas: Mercado das Letras / FAEP Unicamp / FAPESP, 2002.
SANTOS, E. P. dos. Pós-Colonialismo e Pós-Colonialidade. In: FIGUEIREDO, E. (Org.). Conceitos de Literatura e Cultura. 2 ed. Niterói: EdUFF; Juiz de Fora: EdUFJF, 2010. p.341-365.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. da (Org.). Identidade e diferença – A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p.7-72.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela VaLittera, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à VaLittera - Revista Literária dos Acadêmicos de Letras implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).