Violência e exploração em "Torto Arado", de Itamar Vieira Júnior
Visualizações: 723DOI:
https://doi.org/10.61389/valittera.v2i7.7153Palavras-chave:
torto arado, exploração, violência, autoritarismo, escravidãoResumo
O presente trabalho tem por finalidade analisar o processo de representação da violência na literatura, utilizando como objeto de estudo o romance Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior. Nele é possível perceber como as protagonistas e as outras personagens que, assim como elas, moram na fazenda “Água Negra”, são exploradas pelo dono deste local. A pesquisa possui um caráter bibliográfico e comparativo e faz uso principalmente das obras Sobre o autoritarismo brasileiro e Dicionário da escravidão e liberdade como amparo teórico acerca do trabalho compulsório e da opressão presentes ao longo da história da sociedade brasileira. O primeiro livro foi escrito e o segundo fora organizado pela antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz. Conclui-se que, apesar de ter acabado dentro da lei, a escravidão deixou sequelas na história do Brasil, que repercutem em situações de trabalho análogo à escravidão, como a que o livro de Itamar Vieira Júnior aborda, ou no racismo estrutural da nossa sociedade.
Referências
VIEIRA JÚNIOR, Itamar. Torto Arado. São Paulo: Todavia, 2019.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
MAC CORD, Marcelo; S. SOUZA, Robério. Trabalhadores livres e escravos. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz; GOMES, Flávio (Org.). Dicionário da escravidão e liberdade. São Paulo: Companhia das Letras. 2018.
FRAGA, Walter. Pós-abolição; o dia seguinte. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz; GOMES, Flávio (Org.). Dicionário da escravidão e liberdade. São Paulo: Companhia das Letras. 2018.
CORSINI, Leonora. Torto Arado e o encontro com o Brasil profundo. Nova Perspectiva Sistêmica. v. 30, n. 70, ago. 2021. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/nps/v30n70/v30n70a11.pdf
SILVA, Diego Lino Silva e. A negação histórica dos direitos humanos às populações negras rurais no livro Torto arado. 2022. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022. Disponível em: http://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2491
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela VaLittera, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à VaLittera - Revista Literária dos Acadêmicos de Letras implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).