PROGRAMA MAIS INGLÊS MT – REFLEXIONES INICIALES
MAIS INGLÊS MT PROGRAM – INITIAL REFLECTIONS
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v15i43.7751Palabras clave:
Lengua inglesa, Más inglés MT, DiagnósticoResumen
El Programa Mais Inglês MT fue lanzado por la Secretaría de Estado de Educación de Mato Grosso en 2022, con el objetivo de mejorar el dominio del idioma por parte de profesores y estudiantes y convertir al estado en bilingüe. El artículo tiene como objetivo informar sobre el funcionamiento del programa en las escuelas públicas, analizando los datos de rendimiento de los alumnos y comparándolos con las normas de enseñanza del inglés. Como aporte teórico, utilizamos la Base Nacional Común Curricular (BNCC) y el Documento de Referencia Curricular para Mato Grosso (Cuaderno Pedagógico de Lengua Extranjera). También se utilizarán autores que tratan sobre la formación continua del profesorado (FREIRE, 2010), (NÓVOA, 2002), (PERRENOUD, 1997) (TARDIF, 2014), así como teóricos que abordan la enseñanza del inglés en el contexto público (LIMA, 2011). La metodología incluirá análisis documental, observación y recopilación de datos cuantitativos y cualitativos. Se espera que los resultados evidencien el impacto del programa en el rendimiento de los alumnos, proporcionando información para futuras políticas educativas y prácticas de enseñanza de idiomas en contextos públicos.
Descargas
Citas
ASSIS-PETERSON, A. A.; Cox, M. I. P. Inglês em tempos de globalização: para além de bem e mal. Calidoscópio vol. 5, n. 1, p. 5-14, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília, DF, 1998.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dez. 1996.
DENZIN, N. K; LINCOLN, I. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008
GIMENEZ, Telma Nunes. CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes. Derrubando paredes e construindo pontes: formação de professores de língua inglesa na atualidade. Rev. Brasileira de Linguística Aplicada, Londrina, v. 4, n. 2, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982004000200005
LIMA, Diógenes Cândido de (org.). Inglês em escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MATO GROSSO. Documento de referência Curricular para Mato Grosso - Língua Inglesa e língua espanhola, 2021. Disponível: https://sites.google.com/view/bnccmt/educa%C3%A7%C3%A3o-infantil-e-ensino-fundamental/cadernos-pedag%C3%B3gicos>. Acesso 15 jul, 2023.
NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa, Portugal: Educa, 2002.
PEREIRA, Thaiane; STANTON, Sarah. Aprendizado de inglês no Brasil. Disponível em: https://www.thedialogue.org/about/?lang=pt-br. Acesso em: 20 jul 2023.
PERRENOUD, P. Formação Continuada e Obrigatoriedade de Competências na Profissão de Professor. L´Éducateur, nº 9, 1997.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010
TARDIF, M. Os professores face ao saber. Teoria e Educação, n. 4. Porto Alegre: Pannônica, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.