AS ABORDAGENS DA LITERATURA E OS REGIONALISMOS NOS LIVROS DE PROJETOS INTEGRADORES DO ENSINO MÉDIO

APPROACHES TO LITERATURE AND REGIONALISM IN HIGH SCHOOL INTEGRATIVE PROJECT BOOKS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i39.8105

Palavras-chave:

Literatura, Regionalismos, Projetos Integradores, Ensino Médio

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) preveem e orientam sobre o ensino da literatura, conceituando-a como a expressão que cria e gera significações de uma linguagem. Além dessa documentação norteadora, a Lei de Diretrizes e Bases (1996), no Capítulo II, Seção I, Art. 26 também dispõe sobre o currículo do Ensino Médio, e afirma que tal deve levar em consideração as características regionais e locais da sociedade, cultura e economia do aluno. Sob essa ótica de que a inserção do ensino literário seja imprescindível na vida do alunado, na Educação Básica, e que se trata de uma constância educacional, torna-se um viés considerável uma análise de como a Literatura está sendo abordada nos Projetos Integradores destinados ao Ensino Médio, e, de forma secundária, a inspeção da abordagem dos regionalismos nessas literaturas escolhidas, uma vez que a variação linguística é um tema que deve estar presente na grade curricular de toda Educação Básica. Para isto, foram analisados três (03) livros de Projetos Integradores: Vamos juntos, profe!, da editora Saraiva, tendo TAKEUCHI (2020) como organizadora da obra; Da escola para o mundo, da Editora Ática, sendo os autores HERNANDES e BARRETO (2020); e #Novo Ensino Médio, da Editora Scipione, com os autores MUNIZ, ROCHA & CHRISTÓFARO (2020). Este escrito trará para base teórica alguns conceitos desenvolvidos por CANDIDO (1995) e CEREJA (2004), além de abordagens dos documentos oficiais que norteiam a educação no ensino médio.

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Biografia do Autor

Ana Julia de Lima Barbosa, UEPA/CESV

Graduada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especializada em Atendimento Educacional Especializado pelo Centro de Ensino Superior de Vitória (CESV). Atuação profissional na área de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, na Escola Estadual de Ensino Médio Amabílio Alves Pereira, em Concórdia do Pará.

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Publicado

05-07-2025

Como Citar

Barbosa, A. J. de L. (2025). AS ABORDAGENS DA LITERATURA E OS REGIONALISMOS NOS LIVROS DE PROJETOS INTEGRADORES DO ENSINO MÉDIO: APPROACHES TO LITERATURE AND REGIONALISM IN HIGH SCHOOL INTEGRATIVE PROJECT BOOKS. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 13(39), 1–22. https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i39.8105