AS ABORDAGENS DA LITERATURA E OS REGIONALISMOS NOS LIVROS DE PROJETOS INTEGRADORES DO ENSINO MÉDIO
APPROACHES TO LITERATURE AND REGIONALISM IN HIGH SCHOOL INTEGRATIVE PROJECT BOOKS
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i39.8105Palavras-chave:
Literatura, Regionalismos, Projetos Integradores, Ensino MédioResumo
Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) preveem e orientam sobre o ensino da literatura, conceituando-a como a expressão que cria e gera significações de uma linguagem. Além dessa documentação norteadora, a Lei de Diretrizes e Bases (1996), no Capítulo II, Seção I, Art. 26 também dispõe sobre o currículo do Ensino Médio, e afirma que tal deve levar em consideração as características regionais e locais da sociedade, cultura e economia do aluno. Sob essa ótica de que a inserção do ensino literário seja imprescindível na vida do alunado, na Educação Básica, e que se trata de uma constância educacional, torna-se um viés considerável uma análise de como a Literatura está sendo abordada nos Projetos Integradores destinados ao Ensino Médio, e, de forma secundária, a inspeção da abordagem dos regionalismos nessas literaturas escolhidas, uma vez que a variação linguística é um tema que deve estar presente na grade curricular de toda Educação Básica. Para isto, foram analisados três (03) livros de Projetos Integradores: Vamos juntos, profe!, da editora Saraiva, tendo TAKEUCHI (2020) como organizadora da obra; Da escola para o mundo, da Editora Ática, sendo os autores HERNANDES e BARRETO (2020); e #Novo Ensino Médio, da Editora Scipione, com os autores MUNIZ, ROCHA & CHRISTÓFARO (2020). Este escrito trará para base teórica alguns conceitos desenvolvidos por CANDIDO (1995) e CEREJA (2004), além de abordagens dos documentos oficiais que norteiam a educação no ensino médio.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, Brasil.
BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília, 2000.
BRASIL. PCN+Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CDE (2019a), PISA 2018 Assessment and Analytical Framework, PISA, OECD Publishing, Paris. Disponível em: https://doi.org/10.1787/b25efab8-en. Acesso em: 05 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.1787/b25efab8-en
CEREJA, William Roberto. Uma proposta dialógica de ensino de literatura no ensino médio. 2004. 330 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
FORMIGA, Girlene; INÁCIO, Francilda. Literatura no Ensino Médio: reflexões e proposta metodológica. Revista Brasileira de Literatura Comparada. Paraíba. v. 15, nº 22, p. 179-198, 2013.
FNDE. Apresentação. Disponível em:
< http://www.fnde.gov.br/programas/livrodidatico/livro-didatico-apresentacao>. Acesso em: 05 mai. 2021.
LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, n. 69, v. 16, jan./mar. 1996. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1033/935>. Acesso em: 05 mai. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.