LOS ENFOQUES DE LA LITERATURA Y LOS REGIONALISMOS EN LOS LIBROS DE PROYECTOS INTEGRADORES DE LA ENSEÑANZA SECUNDARIA
AS ABORDAGENS DA LITERATURA E OS REGIONALISMOS NOS LIVROS DE PROJETOS INTEGRADORES DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i39.8105Palabras clave:
Literatura, Regionalismos, Proyectos Integradores, Educación SecundariaResumen
Los Parámetros Curriculares Nacionales de la Enseñanza Secundaria (PCNEM) prevén y orientan sobre la enseñanza de la literatura, conceptualizándola como la expresión que crea y genera significados de un lenguaje. Además de esta documentación orientativa, la Ley de Directrices y Bases (1996), en su capítulo II, sección I, artículo 26, también dispone sobre el currículo de la enseñanza secundaria y afirma que este debe tener en cuenta las características regionales y locales de la sociedad, la cultura y la economía del alumno. Desde esta perspectiva, en la que la inclusión de la enseñanza literaria es imprescindible en la vida de los alumnos de la educación básica y se trata de una constante educativa, resulta muy interesante analizar cómo se aborda la literatura en los proyectos integradores destinados a la enseñanza secundaria y, de forma secundaria, la inspección del enfoque de los regionalismos en estas literaturas elegidas, ya que la variación lingüística es un tema que debe estar presente en el plan de estudios de toda la Educación Básica. Para ello, se analizaron tres (03) libros de Proyectos Integradores: Vamos juntos, profe!, de la editorial Saraiva, con TAKEUCHI (2020) como organizadora de la obra; Da escola para o mundo, de la editorial Ática, cuyos autores son HERNANDES y BARRETO (2020); y #Novo Ensino Médio, de la editorial Scipione, cuyos autores son MUNIZ, ROCHA y CHRISTÓFARO (2020). Este escrito aportará como base teórica algunos conceptos desarrollados por CANDIDO (1995) y CEREJA (2004), además de abordar los documentos oficiales que orientan la educación secundaria.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, Brasil.
BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília, 2000.
BRASIL. PCN+Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CDE (2019a), PISA 2018 Assessment and Analytical Framework, PISA, OECD Publishing, Paris. Disponível em: https://doi.org/10.1787/b25efab8-en. Acesso em: 05 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.1787/b25efab8-en
CEREJA, William Roberto. Uma proposta dialógica de ensino de literatura no ensino médio. 2004. 330 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
FORMIGA, Girlene; INÁCIO, Francilda. Literatura no Ensino Médio: reflexões e proposta metodológica. Revista Brasileira de Literatura Comparada. Paraíba. v. 15, nº 22, p. 179-198, 2013.
FNDE. Apresentação. Disponível em:
< http://www.fnde.gov.br/programas/livrodidatico/livro-didatico-apresentacao>. Acesso em: 05 mai. 2021.
LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, n. 69, v. 16, jan./mar. 1996. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1033/935>. Acesso em: 05 mai. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.