ALTEAMENTO DA VOGAL MÉDIA PRETÔNICA /E/ NO PORTUGUÊS FALADO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA MARIA RIBEIRA (GURUPÁ/PA)
RAISING OF THE MID-PRETONIC VOWEL /E/ IN THE PORTUGUESE SPOKEN IN THE MARIA RIBEIRA QUILOMBOLA COMMUNITY (GURUPÁ/PA)
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v14i40.8112Palavras-chave:
Alteamento, Variação, QuilombolasResumo
Este artigo aborda aspectos relacionados ao alteamento da vogal média pretônica /e/ no português falado na comunidade quilombola Maria Ribeira (Gurupá/PA). Objetiva-se verificar a frequência da ocorrência de variantes tais como m[i]nino em vez de m[e]nino e [i]ntão em vez de [e]ntão e os condicionamentos que favorecem esse alçamento da vogal em questão. Os dados foram coletados por meio de gravações de relatos de experiência de 11 informantes nascidos na comunidade e que não se afastaram por mais de 3 anos. Toma-se como pressuposto teórico a teoria da variação linguística, especialmente em sua versão laboviana (LABOV, 2008). Para o processamento estatístico, utilizou-se o programa Goldvarb X. Os resultados obtidos mostram que o onset vazio ou com consoantes coronais favorece a aplicação da regra, assim como a presença das vogais altas na sílaba tônica e a proximidade entre as silabas tônica e pretônica. Somam-se a esses fatores favorecedores as sílabas leves, a faixa etária e a presença das consoantes dorsais e labiais no onset da sílaba seguinte.
Downloads
Referências
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico. – 56ª ed. revista e ampliada – São Paulo: Parábola, 2015.
BISOL, Leda. Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. – 4. ed. rev. e ampl. – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Manual de Sociolinguística. – 1. ed., 2ª reimpressão. –São Paulo: Contexto, 2019.
CALVET, Louis-Jean. Sociolingüística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.
CÂMARA JR., Joaquim Mattoso. Estrutura da Língua Portuguesa. - 3ª ed. – Petrópolis: Vozes, 1999. [1970]
CRUZ, Regina. Vogais na Amazônia Paraense. Alfa, São Paulo 56 (3): 945 – 972, 2012.
CRUZ, Regina et al. As vogais médias pretônicas no Português falado nas ilhas de Belém (PA). In: Maria do Socorro Silva de Aragão. (Org.). Estudos em fonética e fonologia no Brasil. 1ed. João Pessoa: ANPOLL/GT de Fonética, 2008.
CRUZ, Regina; SOUSA, Josivane. Variação vocálica das médias pretônicas no português falado na cidade de Belém (PA). Porto Alegre: Letrônica, v. 6, n. 1, p. 26 – 46, jan./jun., 2013.
DIAS, Marcelo Pires et al. O alteamento das vogais pré-tônicas no português falado na área rural do município de Breves (PA): uma abordagem variacionista. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. Vol. 5, n. 9, agosto de 2007.
FREITAS, Simone Negrão de. As vogais médias pretônicas no falar da cidade de Bragança. 2001. 125 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2001.
LABOV, William. Padrões Sociolinguísticos. Trad. Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre, Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola, 2008. [1970]
PARÁ. Instituto de Terras do Pará. Título de Reconhecimento de Domínio Coletivo. Belém: ITERPA, 2000.
RAZKY, A., and SANTOS, EG. O perfil geolinguístico da vogal /e/ no estado do Pará. In: RIBEIRO, SSC., COSTA, SBB., and CARDOSO, SAM., orgs. Dos sons às palavras: nas trilhas da Língua Portuguesa [online]. Salvador: EDUFBA, 2009, pp. 18 – 39. ISBN 978 – 85 – 232 – 1185 – 1. Available from SciELO Books http://books.scielo.org.
SCHERRE, Maria Marta Pereira. Doa-se lindos filhotes de poodle: variação linguística, mídia e preconceito. São Paulo: Parábola, 2005.
SOUSA, Josivane. A variação das vogais médias pretônicas no português falado na área urbana do município de Belém/PA. 2010. 209 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2009.
TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolinguística. Série Princípios. – 8.ed. – São Paulo: Ática, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.