PROCESSOS FONOLÓGICOS EM MEMES: UMA ANÁLISE FONOLÓGICA NOS TEXTOS DAS PÁGINAS SURICATE SEBOSO E BODE GAIATO
PHONOLOGICAL PROCESSES IN MEMES: A PHONOLOGICAL ANALYSIS OF THE TEXTS ON THE SURICATE SEBOSO AND BODE GAIATO PAGES
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i38.8143Palavras-chave:
Processos fonológicos, Gênero meme, EnsinoResumo
O presente trabalho tem como objetivo descrever os processos fonológicos presentes em exemplares do texto vinculados ao gênero meme das páginas Suricate Seboso e Bode Gaiato da rede social Instagram. Nesse trabalho, focamos no gênero em questão, pois sabemos a importância que ele possui para as nossas interações sociais e destaques que vem recebendo na academia para sua compreensão e utilização no ensino. Para essa investigação, selecionamos dez exemplares sendo respectivamente cinco da página Bode Gaiato e cinco da página Suricate Seboso, ambas as contas são famosas por sua linguagem típica do Nordeste brasileiro. A partir do corpus selecionado, apoiamo-nos teoricamente nos materiais de Seara, Nunes e Lazzarotto-Volcão (2019), Pereira e Roberto (2018) e Bagno (2015). Em nossa análise, identificamos alguns processos fonológicos, a saber: monotongação, epêntese (ditongação), assimilação de ND em N, vocalização da lateral palatal, sândi externo, apagamento do rótico e harmonia vocálica. Analisando cada um desses achados, notamos que o estudo dos processos fonológicos em memes são de extrema importância para o ensino de língua materna, pois o material de análise se mostra muito rico e diverso e é uma excelente ferramenta para conhecermos e discutirmos esses processos fonológicos e as variações que ocorrem na nossa língua.
Downloads
Referências
BAGNO, Marcos. A língua de Eulália: uma novela sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2015.
BODE GAIATO. Pernambuco. Instagram: @bodegaiato. Disponível em https://www.instagram.com/bodegaiato/?hl=pt-br. Acessado em: 30 jul. 2021.
CALLOU, Dinah; MORAES, João; LEITE, Yonne. Apagamento do R Final no Dialeto
Carioca: um Estudo em Tempo Aparente e em Tempo Real. DELTA, São Paulo, v. 14, n. Especial, p. 61-72, 1998. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/43392/28863. Acessado em: 29/7/2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-44501998000300006
CANI, Josiane Brunetti. Multimodalidade e efeitos de sentido do gênero meme. Periferia, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 242-267, maio/ago., 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/36955/29635. Acesso em: 23/7/2021. DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36955
KNOBEL, Michele; LANKSHEAR, Colin. Online memes, affinities, and cultural production. In: ______. A new literacies sampler. New York: Peter Lang, 2007. p. 199-227.
PEREIRA, Marli Hermenegilda; ROBERTO, Tania Mikaela Garcia. Processos fonológicos. In: PEREIRA, Marli Hermenegilda; ROBERTO, Tania Mikaela Garcia; RAMOS, Jacqueline V. B. Português V: volume 2. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2018. p. 87-114.
SEARA, I.; NUNES, V. G.; LAZZAROTTO-VOLCÃO, C. Traços distintivos: uma contribuição da fonologia gerativa. In: ______. Para conhecer fonética e fonologia do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2019. p. 131-162.
SILVA, Ailma do Nascimento. As pretônicas no falar teresinense. 2009. 235 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
SURICATE SEBOSO. Nordeste. Instagram: @suricateseboso. Disponível em https://www.instagram.com/suricateseboso/?hl=pt-br. Acessado em: 30 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.