O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E GESTORES DE SINOP-MT

THE USE OF DIGITAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: PERCEPTIONS OF TEACHERS AND MANAGERS OF SINOP-MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i37.8162

Palavras-chave:

Escola pública, Pandemia, Ensino online

Resumo

O presente texto busca mostrar as percepções de professores com relação ao uso das tecnologias digitais no desenvolvimento de atividades de ensino e de aprendizagem de estudantes da Rede Estadual de Ensino de Sinop, Mato Grosso. O trabalho responde a uma inquietação intensificada pela pandemia do COVID-19, no ano de 2020, e, por consequência, a obrigatoriedade de se desenvolver atividades educacionais em modelo online. Professores e estudantes foram submetidos a uma mudança abrupta nas formas de ensinar e aprender, que lhes forçou a uma rápida adaptação. A situação levou-nos ao objetivo de verificar as alterações mais significativas nas práticas docentes e a avaliação feita pelos profissionais que enfrentaram e enfrentam essa realidade para que, a partir dessa avaliação, novos trabalhos possam ser propostos. Como metodologia, elaboramos um questionário, transposto para a ferramenta Google Forms, e compartilhado com vários professores através de um link, no mês de dezembro de 2020. O corpus de análise é composto por respostas a questões dissertativas que versam sobre diferentes pontos de vista sobre o digital. Concluímos que, nos dizeres dos professores entrevistados, o uso da plataforma Microsoft Teams se configura como um espaço profícuo de ensino e de aprendizagem tanto de professores como de estudantes que a ela tem acesso e apresenta-se com uma possibilidade para uso futuro, considerando que os profissionais sabem usá-la com eficiência. Porém, observa-se que mais de 50% dos estudantes retornaram `as atividades em 2020 após o advento da pandemia e um média de 76 mil ficaram sem estudar.

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Biografia do Autor

Simone de Sousa Naedzold, PPGL/UNEMAT-Cáceres

Graduada em Letras (UFSC); Mestra em Letras (ProfLetras Unemat/Sinop); Doutoranda em Linguística (Unemat/Cáceres). Professora da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso. Membro do grupo de pesquisa Educação e Estudos da Linguagem – GEdEL, no Projeto de Pesquisa Questões Urbanas em Linguagens – QUeL coordenado pela Professora Doutora Cristinne Leus Tomé – Unemat-Sinop; e do Projeto de Pesquisa Versões, reformulações, ressignificações: como funciona a linguagem – VERRES, coordenado pela Professora Doutora Eni Puccinelli Orlandi, Unemat/Cáceres.

Débora Pereira Lucas Costa, PPGL/UNEMAT-Cáceres

Graduação Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo - UCPel; Mestrado em Letras – Unemat, campus de Sinop; Doutoranda em Linguística na Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat/Cáceres, na Linha de Estudo de Processos Discursivos – Análise de Discurso – sob orientação da Professora Doutora Olímpia Maluf Souza. Sinop. Mato Grosso.

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Publicado

27-06-2025

Como Citar

Naedzold, S. de S., & Costa, D. P. L. (2025). O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E GESTORES DE SINOP-MT: THE USE OF DIGITAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: PERCEPTIONS OF TEACHERS AND MANAGERS OF SINOP-MT. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 13(37), 1–31. https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i37.8162