O DISCURSO DO HUMOR: FOCO NOS NÍVEIS LINGUÍSTICOS

THE DISCOURSE OF HUMOUR: FOCUS ON LINGUISTIC LEVELS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v15i43.8407

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Humor, Formação Discursiva, Conhecimento Prévio

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar um breve estudo a respeito do discurso do humor (especificamente na modalidade escrita, ou seja, gráfico-visual). Para que este trabalho pudesse se realizar, partiu-se de fundamentos teóricos da Análise do Discurso (AD), dos estudos de Possenti (1998), Fiorin (2001), Koch (2015), Orlandi (2015), Maingueneau (2015), Pêcheux (1977), Charaudeau (2008) e Marcuschi (2008). A palavra humor tem origem no latim e, segundo o dicionário eletrônico Aurélio [Do lat. humor, oris.], na primeira acepção, é a “substância orgânica líquida ou semilíquida”. Somente na quinta acepção, o Aurélio registra o sentido que coaduna com o espírito deste trabalho: “veia cômica; graça, espírito: todos riem de suas histórias: conta-as sempre com muito humor”. Por outro lado, o dicionário eletrônico Houaiss apresenta, na quarta acepção, o sentido de “comicidade em geral, graça, jocosidade. Considerando o crescimento dos estudos linguísticos, que exploram o humor a partir de piadas e de outros gêneros, optou-se pela produção de um artigo que reunisse uma coletânea de textos, no campo do humor, com o intuito de analisá-los à luz dos seguintes níveis linguísticos: fonologia, variação linguística, semântico-lexical, pressuposição, inferência, conhecimento prévio, morfologia, sintaxe, dêixis e tradução. É evidente que, dada a complexidade e a magia da linguagem, alguns textos contemplam mais de um mecanismo simultaneamente.

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Biografia do Autor

Ismael Ribeiro da Silva, PPGEL-UEL

Licenciado em Letras Anglo-Portuguesas – UENP (2001). Especialista em Literatura e Estudos da Linguagem – UENP (2003). Especialista em Língua Inglesa – UNOPAR (2005). Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem – Universidade Estadual de Londrina - PR.

Jaqueline Adriana Príncipe Pedro, PPGEL-UEL

Graduação em Letras-Anglo pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Rolândia – FACCAR (2011). Pedagogia (2015), pela Faculdade Modelo, experiência na área de Letras. Especialização em Língua Portuguesa (2013) pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Especialização em Educação Especial: Deficiência Intelectual pelo Instituto São Francisco de Assis (2013) - ISFACES. Especialização em Educação Básica, Infância e Ludicidade (2014) pela Faculdade de Pinhais (FAPI). Atualmente, professora na Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina/PR. Este trabalho é uma parte da dissertação e está vinculado ao Projeto de Pesquisa, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Maria Isabel Borges - Quadrinhos e Análise Linguística - As personagens entram em atuação nas novelas gráficas.

Josué Marques  Ferreira, PPGEL-UEL

 

Licenciado em letras Vernáculas – Universidade Estadual de Londrina - PR; Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem – Universidade Estadual de Londrina - PR.

Referências

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Publicado

13-07-2025

Como Citar

Silva, I. R. da, Pedro, J. A. P., &  Ferreira, J. M. (2025). O DISCURSO DO HUMOR: FOCO NOS NÍVEIS LINGUÍSTICOS: THE DISCOURSE OF HUMOUR: FOCUS ON LINGUISTIC LEVELS. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 15(43), 1–15. https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v15i43.8407