EL DISCURSO DEL HUMOR: ATENCIÓN A LOS NIVELES LINGÜÍSTICOS
O DISCURSO DO HUMOR: FOCO NOS NÍVEIS LINGUÍSTICOS
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v15i43.8407Palabras clave:
Análisis del discurso, Humor, Formación discursiva, Conocimiento previoResumen
El objetivo de este artículo es presentar un breve estudio del discurso del humor (específicamente en su forma escrita, es decir, gráfico-visual). Para llevar a cabo este trabajo, se tomaron los fundamentos teóricos del Análisis del Discurso (AD) de los estudios de Possenti (1998), Fiorin (2001), Koch (2015), Orlandi (2015), Maingueneau (2015), Pêcheux (1977), Charaudeau (2008) y Marcuschi (2008). La palabra humor procede del latín y, según el diccionario electrónico Aurélio [Del lat. humour, oris.], en la primera acepción, es una «sustancia orgánica líquida o semilíquida». Sólo en la quinta acepción Aurélio recoge el significado que se ajusta al espíritu de esta obra: «vena cómica; gracia, espíritu: todo el mundo se ríe de sus historias: siempre las cuenta con mucho humor». Por otro lado, el diccionario electrónico Houaiss da la cuarta acepción como «comicidad en general, gracia, jocosidad». Teniendo en cuenta el crecimiento de los estudios lingüísticos que exploran el humor a través del chiste y otros géneros, decidimos elaborar un artículo que reuniera una colección de textos del ámbito del humor, con el objetivo de analizarlos a la luz de los siguientes niveles lingüísticos: fonología, variación lingüística, semántico-léxico, presuposición, inferencia, conocimiento previo, morfología, sintaxis, deixis y traducción. Es evidente que, dada la complejidad y la magia del lenguaje, algunos textos contemplan más de un mecanismo simultáneamente.
Descargas
Citas
BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à análise do discurso. 7. ed. Campinas, Editora da Unicamp, S/d.
CHARAUDEAU, P. Discurso político. São Paulo: Contexto, 2008. Tradução de Fabiana Komesu e Dílson Ferreira da Cruz.
Dicionário Aurélio – Século XXI – versão eletrônica – edição 3.0 de 1999.
Dicionário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa – versão 3.0 (2009)
FIORIN, José Luiz. As Astúcias da Enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 2ª ed. São Paulo, Ática, 2001.
FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. 15ª ed. São Paulo, Contexto, 2016.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. 8ª ed. Cortez Editora, São Paulo, 2015.
LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. 40ª ed. São Paulo, Brasiliense, Fundação Nacional Pró-memória, 1986.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. Tradução Sírio Possenti. 1ª ed. Parábola Editorial, São Paulo, 2015.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 1ª ed. Parábola Editorial, São Paulo, 2008.
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios & procedimentos. 12ª ed. Pontes Editores, Campinas, 2015.
POSSENTI, S. Pelo humor na linguística. DELTA, Educ, v. 7, n. 2, p. 491-519, 1991.
POSSENTI, S. Os humores da língua: análise linguística de piadas. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
POSSENTI, S. Humor, língua e discurso. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2014.
POSSENTI, S. Questões para analistas do discurso. São Paulo, Parábola Editorial, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.