MARCAS DA LINGUAGEM POPULAR E REGIONAL NO ROMANCE “CAIS DA SAGRAÇÃO”, DE JOSUÉ MONTELLO
MARKS OF POPULAR AND REGIONAL LANGUAGE IN THE NOVEL ‘CAIS DA SAGRAÇÃO’ BY JOSUÉ MONTELLO
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v14i41.8567Palavras-chave:
Sociolinguística, Linguagem popular-regional, Variação linguísticaResumo
Neste trabalho, que se insere no âmbito da Sociolinguística, apresenta-se uma análise das linguagens popular e regional presentes no romance “Cais da Sagração” do escritor maranhense Josué Montello, tendo-se entre os principais objetivos mostrar como as obras literárias utilizam as linguagens com a finalidade de agregar verossimilhança às narrativas, assim como, evidenciar um recorte das particularidades linguísticas da região que constitui o contexto social e geográfico em que se desenvolve a trama, de modo particular no que tange às linguagens popular e regional. Com esse propósito, realizou-se uma revisão teórica sobre os estudos de natureza sociolinguística, a fim de explorar a natureza diversificada que marca as línguas de modo em geral e, em especial, caracterizar as linguagens popular e regional, objeto do presente estudo. Para tanto, recorreu-se, sobretudo aos estudos de Preti (1982), mas também a teóricos como Câmara Jr (1975), Garmadi (1983), Labov (1991 [1972]). Com base nessa revisão, fez-se a análise dos dados extraídos da obra supracitada, considerando o foco do estudo. Como resultados, ficou evidenciada a recorrência às linguagens popular e regional por parte do autor da obra, dando a esta caráter verossímil e, por extensão, confirmando a natureza heterogênea e diversificada das línguas, no caso em questão, a Língua Portuguesa, em suas vertentes popular e regional.
Downloads
Referências
ARAGÃO, Maria do Socorro Silva de. Relações língua sociedade e cultura na linguagem popular do Ceará. Disponível em <http://repositorios.ufac.br/index.php/ramal/article/view/16/7>. Acesso em: 29 mai. 2023.
CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica. Trad.: Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2002.
CÂMARA JR., Joaquim Mattoso. História da Linguística. Trad.: Maria do Amparo Barbosa de Azevedo. 6. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1975.
CARDOSO, Suzana Alice. Geolinguística: tradição e modernidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
ELIA, Sílvio. Sociolinguística: uma introdução. Rio de Janeiro: Padrão; EDUFF, 1987.
GARMADI, Juliette. Introdução à sociolingüística. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1983.
JESUS, Hagamenon de. Maria Olívia e Natalino: arquétipos dos séculos XIX e XX, em Noite sobre Alcântara. In.: MARANHÃO, Secretaria de Estado da Cultura. Casa de Cultura Josué Montello. Leituras Críticas de romances de Josué Montello: ensaios reunidos. São Luís: Edições SECMA, 2009.
KOCH, Ingedore Villaça. A inter-ação pela linguagem. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
LABOV, William. Sociolinguistic patterns. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1991 [1972].
MARROQUIM, Mário. A língua do Nordeste: Alagoas e Pernambuco. Curitiba: HD Livros, 1996.
MONTEIRO, José Lemos. Para compreender Labov. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
MONTELLO, Josué. Cais da Sagração. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
MORAES, Jomar. Apontamentos de Literatura Maranhense: uma abordagem contextual que leva em conta os fatores políticos, sociais e econômicos. 2. ed. ampl. São Luís: Edições SIOGE, 1977.
MORAES, Jomar. Perfis acadêmicos. 3. ed. São Luís: Edições AML, 1993.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. O que é linguística. São Paulo: Brasiliense, 2006.
PRETI, Dino. Sociolingüística: os níveis de fala. 4. ed. rev. e mod. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1982.
RODRIGUES, Aryon D’aligna. Línguas brasileiras: para o conhecimento das línguas indígenas. São Paulo: Edições Loyola, 1986.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. Trad.: Antônio Chelini et. al. São Paulo: Cultrix, 2006.
SEKI, Lucy. A linguística no Brasil. DELTA, São Paulo, v. 15, n. spe, 1999. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44501999000300011&lng=pt&nrm=iso.> Acesso em: 06 de mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-44501999000300011
WEEDWOOD, Barbara. História concisa da lingüista. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.