POR UNA PROPUESTA DE TRATAMIENTO DE LA VARIACIÓN LINGÜÍSTICA EN LA ENSEÑANZA DEL PORTUGUÉS: EL FENÓMENO ENCLÍTICO
POR UMA PROPOSTA DE TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O FENÔMENO ENCLÍTICO
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v15i44.8625Palabras clave:
Variación lingüística, Enclisis, Enseñanza del portuguésResumen
En este artículo, se aborda el tratamiento de la variación lingüística en la enseñanza del portugués. En este contexto, la investigación aborda, específicamente, el fenómeno enclítico a partir de la comparación entre los supuestos de la sociolingüística variacionista, de William Labov, y las gramáticas normativas. De este modo, Cunha & Cintra (2017), Lima (2011), Castilho (2014) y Perini (2005) se utilizaron como soporte teórico para el análisis del fenómeno en las gramáticas. En cuanto al enfoque sociolingüístico, se consideraron Faraco (2008) y Bagno (2001) para explicar los conceptos de norma y sus criterios, seguidos por la teoría de los tres continuos de Bortoni-Ricardo (2005). Los análisis se realizaron en fragmentos extraídos de gramáticas y obras de Clarice Lispector y Martha Medeiros, autoras de la literatura brasileña. Ante esto, el estudio indicó que los teóricos tienen visiones diversas sobre el concepto de lengua, algunos destacando la distinción entre «correcto» e «incorrecto», mientras que otros adoptan un enfoque más flexible. Además, se verificó que las escritoras literarias siguen los criterios de la norma culta escrita y se diferencian en algunos puntos de las tres continuas. Por último, en el contexto del fenómeno enclítico presente en las obras de las autoras, se observó una convergencia con el rasgo discontinuo que tuvo en cuenta la cuestión temporal.
Descargas
Citas
ALKMIN, Tânia. Sociolinguística: Parte I. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Ana Cristina. Introdução à linguística. São Paulo: Cortez, 2001.
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola , 2003.
BAGNO, Marcos. Norma linguística. São Paulo: Edições Loyola, 2001.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 39. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós chegemu na escola, e agora?. São Paulo: Parábola, 2005.
CASTILHO, Ataliba Teixeira de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2014.
COELHO, Izete Lehmkuhl et al. Para conhecer sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2015.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017.
FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
LIMA, Carlos Henrique da Rocha. Gramática normativa da língua portuguesa. 49. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.
LISPECTOR, Clarice. Água viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
MEDEIROS, Martha. Coisas da vida: crônicas. Porto alegre: L&PM Editores, 2012.
MEDEIROS, Martha. Doidas e santas. 20. ed. Porto Alegre: L&PM Editores, 2011.
MELO, Thiago Benitez de; SANTOS, Maria Elena Pires. Norma culta ou curta? Reflexões teóricas acerca do ensino de língua portuguesa. EntreLetras, Araguaína, v. 4, n. 1, p. 48-62, 2013.
PERINI, Mário Alberto. Gramática descritiva do português. 4. ed. São Paulo: Ática, 2005.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. 27. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VIEIRA, Silvia Rodrigues; BRANDÃO, Silvia Figueiredo. Ensino de gramática: descrição e uso. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.