“MATAS” DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO DIALETO PARAENSE: UM RECORTE SEM NTICO-LEXICAL DO FALAR NO PARÁ
“MATAS” OF LINGUISTIC VARIATION IN THE PARAENSE DIALECT: A SEMANTIC-LEXICAL SNAPSHOT OF SPEECH IN PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v14i42.8201Palavras-chave:
Variação semântico-lexical, Sociolinguística, Geolinguística, Dialeto ParaenseResumo
Este artigo objetiva apresentar um estudo comparativo sobre as ocorrências de ordem semântico-lexical, de maior frequência, no corpus de (3) três Dissertações de Mestrado, as de Alves (2013), Costa (2013) e Sá (2015), defendidas no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), com a finalidade de comparar as lexias encontradas em (2) dois campos semânticos de 3 localidades diferentes, para uma melhor compreensão do dialeto paraense. Para a produção dos dados, as autoras usaram como instrumento o Questionário Semântico-Lexical (QSL/ALiB, 2001), do Atlas Linguístico do Brasil (ALiB,2001). E como metodologia deste estudo, as autoras usaram a pesquisa bibliográfica e de campo, com caráter quantiqualitativo. Para tal, usaram, como fundamentação teórica, a Sociolinguística e a Dialetologia, com Bagno (2001;2004;2016), Cardoso (2010), Bortoni-Ricardo (2014), Labov (2008), Weinreich (2006). Os resultados encontrados possibilitam afirmar que existe um léxico paraense, ou seja, uma variedade linguística para além da dita norma padrão, e isso é relevante para que se possa cada vez mais ter um olhar para os diferentes dialetos existentes e assim romper com a falsa ideia de homogeneidade linguística, sobretudo, na região da amazônia paraense.
Downloads
Referências
ALVES, T. S. Cartografia Linguística da Cidade de Marapanim/PA: uma análise semântico-lexical no contexto educacional amazônico. 2013. 1162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará. Belém, 2013.
BAGNO, M. A Língua de Eulália. Novela Sociolinguística. 13. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
BAGNO, M. Gramática de Bolso do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola, 2016
BAGNO, M. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: edições Loyola, 2001.
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BORTONI-RICARDO, S. M. Manual de Sociolinguística. São Paulo: Contexto. 2014
CARDOSO, S. A. Geolinguística: tradição e modernidade. São Paulo: Parábola, 2010.
COMITÊ NACIONAL DO PROJETO ALIB. Atlas Linguístico do Brasil: questionários. Londrina: Editora da Universidade de Londrina, 2001.
COSTA, S. S. de O. Cartografia Linguística: um estudo semântico-lexical da fala dos moradores do município de Igarapé-Miri/Pa. 2015. 297 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará. Belém, 2015.
COELHO, I. Livro de Sociolinguística para o ensino à distância. Florianópolis. DECTI. 2010
DUBOIS, J. Dicionário de Linguística. São Paulo: Cultrix. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda (1986)
LABOV, W. Padrões Sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2008.
SÁ, T. R. de. Pelos Caminhos da Cartografia Linguística Paraense: estudo semântico-lexical do Distrito de Mosqueiro numa perspectiva socioeducacional. 2013. 276 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará. Belém, 2013.
SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. Trad. Antônio Chelini, José Paulo Paes, Isidoro Blikstein Cultrix: São Paulo, 1975.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
WEINREICH, U. LABOV, W. HERZOG, M. Fundamentos Empíricos para uma Teoria da Mudança Linguística. São Paulo: Parábola, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.