“MATAS” OF LINGUISTIC VARIATION IN THE PARAENSE DIALECT: A SEMANTIC-LEXICAL SNAPSHOT OF SPEECH IN PARÁ
“MATAS” DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO DIALETO PARAENSE: UM RECORTE SEMÂNTICO-LEXICAL DO FALAR NO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v14i42.8201Keywords:
Semantic-lexical variation, Sociolinguistics, Geolinguistic, Paraense dialectAbstract
This article aimed to present a study on the most frequent occurrences of semantic-lexical order, in the corpus of (3) three Master's Dissertations, those by Alves (2013), Costa (2013) and Sá (2015), defended in the Graduate Program in Education (PPGED), at the State University of Pará (UEPA), in order to compare the lexias found in (2) two semantic fields from 3 different locations, for a better understanding of the Pará dialect. To produce the data, the authors used the Semantic-Lexical Questionnaire (QSL, 2001) from the Atlas Linguístico do Brasil (ALiB, 2001) as an instrument. The methodology of this study was of the bibliographic type, with a quantitative and qualitative character. To this end, Sociolinguistics and Dialectology were used as theoretical foundations, with Bagno (2001;2004;2016), Cardoso (2010), Bortoni-Ricardo (2014), Labov (2008), Weinreich (2006). The results found allow us to state that there is a Pará lexicon, in other words, a linguistic variety beyond the so-called standard norm, then we can increasingly look at the different existing dialects and thus break with the false idea of linguistic homogeneity.
Downloads
References
ALVES, T. S. Cartografia Linguística da Cidade de Marapanim/PA: uma análise semântico-lexical no contexto educacional amazônico. 2013. 1162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará. Belém, 2013.
BAGNO, M. A Língua de Eulália. Novela Sociolinguística. 13. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
BAGNO, M. Gramática de Bolso do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola, 2016
BAGNO, M. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: edições Loyola, 2001.
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BORTONI-RICARDO, S. M. Manual de Sociolinguística. São Paulo: Contexto. 2014
CARDOSO, S. A. Geolinguística: tradição e modernidade. São Paulo: Parábola, 2010.
COMITÊ NACIONAL DO PROJETO ALIB. Atlas Linguístico do Brasil: questionários. Londrina: Editora da Universidade de Londrina, 2001.
COSTA, S. S. de O. Cartografia Linguística: um estudo semântico-lexical da fala dos moradores do município de Igarapé-Miri/Pa. 2015. 297 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará. Belém, 2015.
COELHO, I. Livro de Sociolinguística para o ensino à distância. Florianópolis. DECTI. 2010
DUBOIS, J. Dicionário de Linguística. São Paulo: Cultrix. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda (1986)
LABOV, W. Padrões Sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2008.
SÁ, T. R. de. Pelos Caminhos da Cartografia Linguística Paraense: estudo semântico-lexical do Distrito de Mosqueiro numa perspectiva socioeducacional. 2013. 276 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará. Belém, 2013.
SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. Trad. Antônio Chelini, José Paulo Paes, Isidoro Blikstein Cultrix: São Paulo, 1975.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
WEINREICH, U. LABOV, W. HERZOG, M. Fundamentos Empíricos para uma Teoria da Mudança Linguística. São Paulo: Parábola, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.