“MATAS” DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO DIALETO PARAENSE: UM RECORTE SEM NTICO-LEXICAL DO FALAR NO PARÁ

“MATAS” OF LINGUISTIC VARIATION IN THE PARAENSE DIALECT: A SEMANTIC-LEXICAL SNAPSHOT OF SPEECH IN PARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v14i42.8201

Palavras-chave:

Variação semântico-lexical, Sociolinguística, Geolinguística, Dialeto Paraense

Resumo

Este artigo objetiva apresentar um estudo comparativo sobre as ocorrências de ordem semântico-lexical, de maior frequência, no corpus de (3) três Dissertações de Mestrado, as de Alves (2013), Costa (2013) e Sá (2015), defendidas no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), com a finalidade de comparar as lexias encontradas em (2) dois campos semânticos de 3 localidades diferentes, para uma melhor compreensão do dialeto paraense. Para a produção dos dados, as autoras usaram como instrumento o Questionário Semântico-Lexical (QSL/ALiB, 2001), do Atlas Linguístico do Brasil (ALiB,2001). E como metodologia deste estudo, as autoras usaram a pesquisa bibliográfica e de campo, com caráter quantiqualitativo. Para tal, usaram, como fundamentação teórica, a Sociolinguística e a Dialetologia, com Bagno (2001;2004;2016), Cardoso (2010), Bortoni-Ricardo (2014), Labov (2008), Weinreich (2006). Os resultados encontrados possibilitam afirmar que existe um léxico paraense, ou seja, uma variedade linguística para além da dita norma padrão, e isso é relevante para que se possa cada vez mais ter um olhar para os diferentes dialetos existentes e assim romper com a falsa ideia de homogeneidade linguística, sobretudo, na região da amazônia paraense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Souza da Silva, PPGELL-UEPA

Mestranda em Ensino Linguístico pelo Mestrado Profissional PPGELL-UEPA.

Maria do Perpetuo Socorro Cardoso da Silva, UEPA

Doutora em Semiótica e Linguística Geral/USP. Docente e pesquisadora da UEPA.

Referências

ALVES, T. S. Cartografia Linguística da Cidade de Marapanim/PA: uma análise semântico-lexical no contexto educacional amazônico. 2013. 1162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará. Belém, 2013.

BAGNO, M. A Língua de Eulália. Novela Sociolinguística. 13. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

BAGNO, M. Gramática de Bolso do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola, 2016

BAGNO, M. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: edições Loyola, 2001.

BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

BORTONI-RICARDO, S. M. Manual de Sociolinguística. São Paulo: Contexto. 2014

CARDOSO, S. A. Geolinguística: tradição e modernidade. São Paulo: Parábola, 2010.

COMITÊ NACIONAL DO PROJETO ALIB. Atlas Linguístico do Brasil: questionários. Londrina: Editora da Universidade de Londrina, 2001.

COSTA, S. S. de O. Cartografia Linguística: um estudo semântico-lexical da fala dos moradores do município de Igarapé-Miri/Pa. 2015. 297 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará. Belém, 2015.

COELHO, I. Livro de Sociolinguística para o ensino à distância. Florianópolis. DECTI. 2010

DUBOIS, J. Dicionário de Linguística. São Paulo: Cultrix. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda (1986)

LABOV, W. Padrões Sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2008.

SÁ, T. R. de. Pelos Caminhos da Cartografia Linguística Paraense: estudo semântico-lexical do Distrito de Mosqueiro numa perspectiva socioeducacional. 2013. 276 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará. Belém, 2013.

SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. Trad. Antônio Chelini, José Paulo Paes, Isidoro Blikstein Cultrix: São Paulo, 1975.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

WEINREICH, U. LABOV, W. HERZOG, M. Fundamentos Empíricos para uma Teoria da Mudança Linguística. São Paulo: Parábola, 2006.

Downloads

Publicado

12-07-2025

Como Citar

Silva, B. S. da, & Silva, M. do P. S. C. da. (2025). “MATAS” DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO DIALETO PARAENSE: UM RECORTE SEM NTICO-LEXICAL DO FALAR NO PARÁ: “MATAS” OF LINGUISTIC VARIATION IN THE PARAENSE DIALECT: A SEMANTIC-LEXICAL SNAPSHOT OF SPEECH IN PARÁ. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 14(42), 1–21. https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v14i42.8201