O TRATAMENTO DE MARCAS DIATÓPICAS PARA AS DENOMINAÇÕES DE “BRINQUEDO DE EMPINAR (COM VARETAS)”: UM ESTUDO COM BASE EM DICIONÁRIOS ESCOLARES DO TIPO 04
THE TREATMENT OF DIATOPIC MARKS FOR THE NAMES OF ‘SPINNING TOYS (WITH STICKS)’: A STUDY BASED ON SCHOOL DICTIONARIES OF TYPE 04
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v14i42.8172Palavras-chave:
Lexicografia, Dicionário escolar, Marca diatópica, Projeto AliBResumo
O presente artigo busca evidenciar e discutir o tratamento lexicográfico dado às marcas diatópicas para as denominações de “brinquedo de empinar (com varetas)” – pipa, papagaio, pandorga e raia, em dicionários escolares do tipo 4 – Houaiss (2012), Unesp (2012), Bechara (2011) e Aulete (2011). Pretendemos verificar se essas unidades estão registradas na macroestrutura desses dicionários escolares, bem como, averiguar e avaliar as marcas diatópicas na microestrutura dos verbetes referentes a estas denominações em relação aos dados do Projeto do Atlas Linguístico do Brasil (AliB), a partir de carta linguística das capitais. Apoiar-nos-emos nos conceitos básicos da Lexicografia, Dialetologia, Sociolinguística e Geolingüística. Por fim, tecemos uma discussão com base em documentos como, a Base Comum Curricular (BNCC), a importância de esses dicionários enquanto materiais didáticos considerar os registros da heterogeneidade linguística brasileira, visto que, o dicionário como produto lexicográfico é por excelência também cultural, pois ao registrar o léxico, o legitima (KRIEGER, 2012), e, por conseguinte, passa a refletir os rastros sócio-histórico-culturais de uma comunidade de fala.
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