RELACIÓN ENTRE EL HABLA Y LA ESCRITURA EN EL PROCESO DE ADQUISICIÓN DEL LENGUAJE: UN ESTUDIO DE TESIS Y DISERTACIONES BRASILEÑAS (2018-2024)
RELAÇÃO ENTRE FALA E ESCRITA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUA: UM LEVANTAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS (2018-2024)
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v15i43.9744Palabras clave:
Lingüística aplicada, Conciencia fonológica, Relación entre el habla y la escritura, Adquisición de la escrituraResumen
En este artículo presentamos los resultados de la investigación en tesis y disertaciones sobre la relación entre el habla y la escritura en el proceso de adquisición de la escritura. El objetivo de este artículo es presentar el estado actual de la investigación sobre la relación entre el habla y la escritura en el proceso de adquisición de la escritura, para señalar los objetivos y los resultados que han marcado y marcan la diferencia en el contexto educativo, principalmente en el papel de la lingüística, concretamente de la fonética y la fonología. El periodo de tiempo abarca los últimos seis años, de 2018 a 2024, y en este estudio se identificaron ocho investigaciones de maestría y doctorado que se referían a la relación entre el habla y la escritura, así como a la conciencia fonológica en el proceso de adquisición de la escritura. Entre las contribuciones que estos estudios han aportado a la comunidad académica, destaca la centralidad del proceso fonológico para la comprensión profunda de las complejas interacciones entre el habla y la escritura en el contexto del aprendizaje inicial de la escritura.
Descargas
Citas
ALVES, Luzia. Impasses na relação aluno-escrita: interpretação e transmissão. 2019. 185 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
BARTHELSON, Betina Rezze. A fala na educação infantil : um estudo neurolinguístico . 2020. 1 recurso online ( 219 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641058. Acesso em: 30 out. 2024.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Métodos de alfabetização e consciência fonológica: o tratamento de regras de variação e mudança’. SCRIPTA, Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Centro de Estudos Luso-afro-brasileiros da PUC Minas, v.9 nº18, p. 201-220, 2006.
CAGLIARI, L.C. Marcadores prosódicos na escrita. In: SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, 18, 1989, Lorena. Anais... Lorena: Grupo de Estudos Linguísticos de São Paulo, 1989. p. 195-203.
CAPRISTANO, Cristiane Carneiro. Por uma concepção heterogênea da escrita que se produz e que se ensina na escola. Cadernos de educação, n. 35, 2010.
DAL MOLIN, Katiane et al. O sistema de escrita alfabética no livro didático de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental: uma análise na perspectiva do alfabetizar letrando. 2021. DOI: https://doi.org/10.46551/emd.e202119
DINIZ, Ana Caroline Montrezol. Relação fala e escrita na alfabetização: registros gráficos do “r” fraco e do “r” forte em produções escritas. 2022. 168 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v17i1.30567
FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: ArtMed, 2007.
ILHA, S. E. Os processos fonológicos na representação escrita de estruturas silábicas complexas do português brasileiro. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL . Edição especial n. 1, 2007.
KOPSCHITZ, L. X. B.; MATTOS, M. A. B. A Lingüística Aplicada e a Linguística. Trabalhos em Lingüística Aplicada, Campinas, v. 22, p. 7-23, 2012.
MARCONDES FILHO, Ciro. Dicionário da comunicação. Pia Sociedade de São Paulo-Editora Paulus, 2014.
MOITA LOPES, Luis Paulo da (org.). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
MOLLICA, Maria Cecília; LOUREIRO, Fernando. Aportes sociolinguísticos à alfabetização. In: Português Brasileiro II: contato linguístico, heterogeneidade e história. (UFFFAPERJ, 2008). Disponível em: http://www.stellabortoni.com.br. Acesso em: 11 out. 2013.
MENEZES, V.; SILVA, M. M.; GOMES, I.F. Sessenta anos de Linguística Aplicada: de onde viemos e para onde vamos. In: PEREIRA, R.C.; ROCA, P. Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009.
MOUSINHO, Renata et al. Aquisição e desenvolvimento da linguagem: dificuldades que podem surgir neste percurso. 2008.
NIEDERMAYER, Luci Piletti. O desenvolvimento da consciência fonológica no processo de alfabetização. 2019. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, PR.
PACHECO, Vera. Evidências do funcionamento da língua oral no texto escrito. Revista Intersecções, v. 1, n. 1, p. 55-69, 2008.
PEREIRA, Daize Raquel. Representação escrita da fricativa velar e da vibrante alveolar, em início de palavra e entre vogais, no Ensino Fundamental. 2019. p. 134. Dissertação (Mestrado em Letras – PROFLETRAS), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Cascavel, 2019.
POSSAMAI, Lidiane. A apropriação da linguagem escrita pela criança e a organização do ensino das características sonoras da palavra para a alfabetização: contribuições da Teoria Histórico-Cultural. 2022. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Francisco Beltrão (PR), 2022.
SAUSSURE, F. de. Curso de Linguística Geral. Tradução Antônio Chelini, José Paulo Paes, Isidoro Blikstein. 25.ed. São Paulo: Cultrix, 1990.
SILVA, Rosana Aparecida Leitão da. Mediação dialética na alfabetização: superando inadequações na escrita decorrentes do traço de sonoridade. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.
SOARES, Silvana Mendes Sabino. Oralidade e escrita: o jardim secreto da linguagem verbal na Educação Infantil. Orientadora: Ana Paula de Medeiros Ribeiro. 2022. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.