FENÔMENOS FONÉTICOS NA ESCRITA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PHONETIC PHENOMENA IN THE WRITING OF PRIMARY SCHOOL STUDENTS
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v15i43.8181Palavras-chave:
Fenômenos Fonéticos, Escrita, Educação BásicaResumo
O trabalho, de natureza teórica e de cunho predominantemente descritivo, pretende discutir sobre a interferência de alguns fenômenos fonéticos na escrita de estudantes do ensino fundamental. Parte-se do pressuposto de que muitos elementos linguísticos sujeitos à variação na fala coloquial do indivíduo podem ser encontrados nas produções escritas dos alunos, principalmente daqueles provenientes das escolas públicas. O estudo está ancorado nas discussões de autores como Zorzi (1998), Mollica (2003), Bortoni-Ricardo (2005, 2006), Faraco (2005), Simões (2006), Morais (2003, 2007) e, em uma perspectiva teórica, tem o intuito de demonstrar que os estudos realizados sobre a língua escrita podem contribuir significativamente para a área educacional, aproximando cada vez mais a teoria linguística da prática pedagógica. Evidencia-se a necessidade de o professor de língua portuguesa possuir uma sólida formação sociolinguística, a fim de que ele compreenda melhor os diversos fatores linguísticos e sociais que podem originar os desvios gráficos na escrita dos estudantes. A pesquisa aponta para o fato de que as estratégias didáticas para a aquisição, na escrita, dos fenômenos variáveis na fala, devem ser explícitas, pois à medida que o aluno toma consciência desses fatos linguísticos da fala que podem interferir na escrita, a tendência é que os problemas ortográficos diminuam e a recuperação desses segmentos aconteça sem muitos traumas para o aprendiz.
Downloads
Referências
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós chegemu na esola, e agora? São Paulo: Parábola, 2005.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O estatuto do erro na língua oral e na língua escrita. In: GORSKI, Edair Maria; COELHO, Izete. (Orgs.). Sociolinguística e ensino: contribuições para a formação do professor de língua. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006, p.267-276.
CAGLIARI, L. C. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Ed. Scipione, 1992.
CAGLIARI, L. C. Alfabetizando sem o BÁ-BÉ-BI-BÓ-BU. São Paulo: Scipione, 1999.
CÂMARA JÚNIOR, Joaquim Mattoso. Erros de escolares como sintomas de tendências linguísticas no português do Rio de Janeiro. In: UCHÔA, Carlos Eduardo Falcão (Org.). Dispersos de Mattoso Câmara Jr. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.
CARVALHO, Renata Lemos. A aquisição das consoantes líquidas por crianças usuárias de uma variedade não-padrão do português. 2009. 199 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
COSTA, Geisa Borges da Costa. O apagamento do rótico em coda silábica na escrita de estudantes catuenses. 180f. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística), Universidade Federal da Bahia, Instituto de Letras, 2010.
FARACO, Carlos Alberto. Escrita e alfabetização. 7ª ed. São Paulo: Contexto, 2005.
FREITAS, Judith. A variante gráfica do zotro. In: FERREIRA et al. Diversidade do português do Brasil: estudos de dialectologia rural e outros. 2ª ed. Salvador: Centro editorial e didático da UFBA, 1994.
LEMLE, Miriam. Guia Teórico do Alfabetizador. São Paulo: Ática,1982.
MOLLICA, Maria Cecília. Variação, mudança e escrita. In: CARDOSO, Suzana. (Org.). Diversidade Linguística e Ensino. Salvador: EDUFBA, 1996, p.159-164.
MOLLICA, Maria Cecília. Da linguagem coloquial à escrita padrão. Rio de Janeiro: 7Letras, 2003.
MONTEIRO, Ana Márcia Luna. Sebra-ssono-pessado-asado: o uso do "s" sob a ética daquele que aprende. In: MORAIS, Artur Gomes (Org). O aprendizado da ortografia. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p.43-60.
MORAIS, Artur Gomes de. Representaciones Infantiles sobre la Ortografía del Portugués. Tese de Doutorado. Universidade de Barcelona. Espanha. 1995.
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: este peculiar objeto de conhecimento. In MORAIS, Artur Gomes (Org). O aprendizado da ortografia. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p.7-19.
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2007.
SCLIAR-CABRAL, Leonor. Princípios do sistema alfabético do português do Brasil. São Paulo: Contexto, 2003.
SIMÕES, Darcília. Considerações sobre a fala e a escrita: fonologia em nova chave. São Paulo: Parábola, 2006.
ZORZI, Jaime Luiz. Aprender a escrever: a apropriação do sistema ortográfico. Porto Alegre: Artes médicas, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.