Diferenciação pedagógica: um desafio ou uma dificuldade? o retrato obtido através da avaliação externa de escolas

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Autores

  • Augusto Patrício Lima Rocha IGEC-Inspeção-Geral da Educação e Ciência

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i20.1179

Palavras-chave:

Diferenciação pedagógica. Práticas inclusivas. Avaliação Externa de Escolas

Resumo

No ano 2012-2013, a Inspeção-Geral de Educação e Ciência (IGEC) através do programa Avaliação Externa de Escola avaliou, em Portugal, 122 agrupamentos de escolas e 22 escolas não agrupadas. Para cada unidade educativa é produzido um relatório que se encontra publicitado na página web da IGEC. Em cada relatório a equipa de avaliação faz uma apreciação do funcionamento da organização educativa avaliada de acordo com três domínios (Resultados; Prestação do Serviço Educativo e Liderança e Gestão). Na última secção de cada relatório, refere-se os principais pontos fortes, bem como às áreas de melhoria. Com a finalidade de se descortinar se a diferenciação pedagógica emerge como uma prática regular do processo de ensino e da aprendizagem analisámos o conteúdo dos 59 relatórios da Área de Inspeção Territorial Norte. Em função dos resultados obtidos concluímos que só 20,3% das escolas avaliadas desenvolvem práticas de diferenciação de forma regular e consistente.

 

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Publicado

29-09-2016

Como Citar

Rocha, A. P. L. (2016). Diferenciação pedagógica: um desafio ou uma dificuldade? o retrato obtido através da avaliação externa de escolas. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(20), 22–40. https://doi.org/10.26514/inter.v7i20.1179