Sobre a Revista

ISSN: 2177-7691

QUALIS: A2

Interfaces da Educação é uma revista quadrimestral, editada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba). Define-se como um periódico científico que aceita para publicação artigos e ensaios resultantes de atividades de pesquisas em andamento, concluídas ou em fase de conclusão assim como resenhas científicas. Propõe-se, basicamente, a divulgar conhecimentos da área de Educação resultantes de estudos de caráter teórico ou empírico de pesquisadores(as) interessados(as) em discutir e problematizar, sob diferentes enfoques, as questões da educação. 

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Edição Atual

v. 16 n. 47 (2025): Implicações das políticas curriculares em âmbito nacional e internacional
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Publicado: 18-12-2025

Edição completa

Dossiê: Implicações das políticas curriculares em âmbito nacional e internacional

  • A materialização da Base Nacional Comum Curricular no Referencial Curricular Amazonense da Educação Infantil uma análise à luz da Pedagogia Histórico-crítica

    Rodrigo Lima Nunes, Caroline Barroncas de Oliveira, Mônica de Oliveira Costa
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9932
  • A Educação Infantil após a Base Nacional Comum Curricular avanços, retrocessos e perspectivas

    Danieli Bachtchen, Aliandra Cristina Mesomo Lira
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9863
  • Políticas curriculares e infâncias amazônicas entre a educação integral e o direito ao território na educação infantil

    Merianne da Silva Lima, Roberto Sanches Mubarac Sobrinho
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9895
  • Desafios da supervisão escolar frente a implantação da BNCC em redes municipais do sul do estado de Minas Gerais

    Ana Paula Junqueira Guimarães, Regilson Maciel Borges, Daniella Gualberto Neves
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9913
  • O local de quem? (im)pertinências curriculares no processo implementacionista da Base Nacional Comum Curricular

    Maria Vitória Oliveira dos Santos, Ângela Cristina Alves Albino
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9999
  • De la política nacional a la regional La educación en la Comunidad Autónoma de Castilla y León, emblema español

    Eva García Redondo, Francisco José Rebordinos Hernando, David Revesado Carballares
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.10001
  • Disputas pela carga horária de formação geral básica na tramitação do PL nº 5.230/2023 e a configuração de novas segmentações no Ensino Médio brasileiro

    Clecí Körbes, Filipe dos Santos, Sarah Gabriela Henrique Novaes
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9927
  • Desdobramentos da Base Nacional Comum Curricular na Ilha de Marajó

    Francisco Miguel da Silva de Oliveira, Monica Fürkotter
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9997
  • O currículo integrado do Instituto Federal do Ceará frente à flexibilização curricular do Novo Ensino Médio posições, encaminhamentos e contradições

    John Mateus Barbosa; Wiron de Araújo Holanda
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9914
  • Renegadas mas persistentes as disciplinas escolares no currículo do Ensino Médio

    Elisabete Zardo Burigo, Bruna Gabriele dos Anjos Jardim, Beliza Stasinski Lopes
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9917
  • Relações entre o público e o privado no processo de construção e implementação do Documento Curricular Para Goiás - etapa ensino médio

    Marcos Vinicius Francisco, Gabriela Viana Zucco, Ester Aparecida Pereira Fuzari
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.10006
  • Desafios e Perspectivas na Implementação dos Itinerários Formativos a Percepção Docente em Foco

    Rosemberg Ferracini, Alison Antunes dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9902
  • A implementação do “novo Ensino Médio” e as suas implicações no currículo para a rede pública estadual do Paraná

    Ismael Laurindo Costa Junior, Lili Mirian Gums Costa, Simoni Sandri
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9904
  • Inovação e a BNCC do Ensino Médio efeitos da política curricular sobre as docências das Ciências Humanas

    Lucas Cabral Ribeiro , Fernanda Wanderer
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9890
  • Currículo e hegemonia burguesa uma análise do Programa Educação Empreendedora no Plano Ceará 2050

    Jociene Araujo Lima, Cleidileny Ingrid Oliveira da Silva, Sirneto Vicente da Silva
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9923
  • As racionalidades presentes nas DCN da Formação Docente (2002-2024) avanços e retrocessos

    Breno Henrique Matias, Ana Maria Mendes Sampaio, José Rubens Lima Jardilino
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9920
  • ´Trajetória das políticas curriculares no Brasil e seus impactos na Formação Docente

    Michelle Castro Lima, Sangelita Miranda Franco Mariano
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9931
  • Contexto de influência na política de formação de professores agendas para uma formação dita de excelência

    Taysa Paganotto Lemes, Maria Gabriela Ferreira Pereira, Geniana dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9929
  • Possíveis impactos das novas diretrizes curriculares nacionais da educação física nos cursos de graduação uma revisão sistemática

    João Gabriel Gewehr, Renata Godinho Soares, Phillip Vilanova Ilha
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9807
  • Gestão Democrática e ICMS Educação implicações na implementação de políticas curriculares na rede municipal de Santa Catarina

    Patrícia Andrea Rauber Knorst, Silvia Regina Canan
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9831
  • A precarização do trabalho docente frente às políticas públicas para a alfabetização uma análise sobre o Alfabetiza Tchê

    Luíse Penning Pereira, Barbara Goulart Borges, Gabriela Medeiros Nogueira
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9866
  • Cidadania e justiça social nos currículos da educação básica o que apontam os referenciais normativos da área?

    Manoel Marley Caldas da Silva, Maria José de Melo Fernandes, Ciclene Alves da Silva
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9930
  • A nova pedagogia da hegemonia e a pedagogia do mercado na rede de ensino público municipal de Angra dos Reis – RJ contextos do mal-estar docente

    Claudio Fernandes da Costa, Felipe de Oliveira Melo Melo, Rosilda Nascimento Benácchio Benácchio
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9922
  • Perspectivas femininas no currículo escolar um olhar feminista sobre os desafios e potencialidades na implementação da Lei nº 14.986/2024

    Gabriela Costa Araujo, Mayra da Silva Santos, Andrea Braga Moruzzi
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9918
  • Políticas linguísticas curriculares do Rio Grande do Sul a discussão sobre a identidade do estado no documento Referencial Curricular Gaúcho

    Rômulo Schwanz Diel, Patricia de Oliveira Morais, Valter Pereira Romano
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9905
  • Educação escolar ribeirinha e o currículo na Amazônia paraense o discurso da diversidade e a urgência do amazonizar como verbo de ação

    Leliane Da Costa Ferreira, Edinéia Tavares Lopes
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9909
  • Avaliação e Tecnologias Digitais política curricular, percepções e desafios no contexto mato-grossense

    Eveline Ferreira de Moraes, Ana Lara Casagrande
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9867
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