A diversidade das relações étnico-raciais e o currículo escolar: algumas reflexões

Visualizações: 2544

Autores

  • Gilmar Ribeiro Pereira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Maria José de Jesus Alves Cordeiro Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Diversidade, Currículo, Cultura Afro-brasileira e Africana, Escola.

Resumo

A diversidade cultural está presente em vários espaços da sociedade brasileira, principalmente na escola, onde aflora com intensidade as diferenças sociais e culturais. Tais questões não têm sido tratadas com o devido respaldo pedagógico no currículo escolar, que se esquiva em não abordar as problematizações das diferenças sociais e culturais e procura ater-se apenas à cultura burguesa. Com base nessa premissa, este trabalho tem a finalidade de apresentar alguns pressupostos teóricos sobre as culturas afro-brasileira e africana que mesmo com respaldo da Lei 10.639/03, ainda não são implementados no currículo da Educação Básica conforme o exigido. Apontaremos ainda como forma de ressignificação das relações étnico raciais, a necessidade de estimular na escola o desenvolvimento de um ambiente reflexivo que promova a revitalização da identidade, o respeito à diferença e uma cultura de paz, para que as crianças e os adolescentes aprendam a respeitar as diferenças, resolver seus conflitos e conviver em harmonia.

 

Palavras-chave: Diversidade. Currículo. Cultura Afro-brasileira e Africana. Escola.

Biografia do Autor

Gilmar Ribeiro Pereira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Aluno de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)– Paranaíba-MS. Docente em História no Instituto Federal Mato do Grosso do Sul – Três Lagoas.

Downloads

Publicado

18-08-2014

Como Citar

Pereira, G. R., & Cordeiro, M. J. de J. A. (2014). A diversidade das relações étnico-raciais e o currículo escolar: algumas reflexões. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(14), 07–22. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/460