A percepção do preconceito e da discriminação racial no ambiente escolar

Visualizações: 1569

Autores

  • Eugenia Portela de Siqueira Marques Universidade Federal da Grande Dourados
  • Fernanda Alexandrina de Almeida Universidade Federal da Grande Dourados
  • Wilker Solidade Silva Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

O artigo expõe os resultados finais de pesquisa realizada em escolas públicas municipais de Campo Grande e Dourados, municípios localizados no Mato Grosso do Sul sobre os desafios epistemológicos para a inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo escolar com a implementação das Leis n.10.639/2003 e 11.645/2008. Aponta as dificuldades da escola para atender esses preceitos normativos e a identificação do preconceito e da discriminação racial no cotidiano escolar. Participaram da pesquisa os professores do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, os gestores escolares e os coordenadores pedagógicos.A pesquisa utilizou análise documental, entrevistas, questionário e observações. Os resultados da pesquisa apontaram que essas legislações requerem paradigmas outros para se pensar a diferença étnico-racial ou continuará reforçando os processos coloniais que inferiorizam e subalternizam a diferença negra e indígena.

Palavras-chave: Educação. Relações étnico-raciais. Discriminação racial.

Biografia do Autor

Eugenia Portela de Siqueira Marques, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em educação. Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Chefe do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros - NEAB-UFGD. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações étnico-raciais e Formação de professores – GEPRAFE.

Fernanda Alexandrina de Almeida, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduanda de pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Bolsista PIBIC. Pesquisadora do NEAB-UFGD. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações étnico-raciais e Formação de professores – GEPRAFE.

Wilker Solidade Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestrando do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Pesquisador do NEAB-UFGD. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações étnico-raciais e Formação de professores – GEPRAFE

Downloads

Publicado

18-08-2014

Como Citar

Marques, E. P. de S., Almeida, F. A. de, & Silva, W. S. (2014). A percepção do preconceito e da discriminação racial no ambiente escolar. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(14), 47–67. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/461