Psicopedagogia na construção da escrita

Visualizações: 1002

Autores

  • Janete Inês Müller Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Betina Durante Centro Universitário Internacional UNINTER

Palavras-chave:

Educação. Psicopedagogia. Construção da escrita. Formação docente.

Resumo

Este texto propõe uma reflexão sobre o papel da psicopedagogia na construção da língua escrita no processo de aprendizagem da criança. Para isso, fez-se pesquisa bibliográfica e discussão de literaturas que versam sobre o processo de aquisição da língua escrita e a importância da psicopedagogia na relação estabelecida com os docentes. Ao destacar-se que a intervenção do educador requer a sensibilidade e a parceria com o campo psicopedagógico, propõe-se o sistema de bidocência, de modo que o campo da educação e o da psicologia possam dialogar e contribuir para a individualização dos processos de aprendizagem, tendo em vista as dificuldades, capacidades e necessidades de cada sujeito aprendiz do ambiente escolar. Além disso, salienta-se a importância de uma formação docente qualificada, estabelecendo-se um elo de cumplicidade entre os envolvidos no processo educacional, de modo a se garantir a aprendizagem efetiva da língua escrita por todas as crianças. 

 

Palavras-chave: Educação. Psicopedagogia. Construção da escrita. Formação docente.

 

Biografia do Autor

Janete Inês Müller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora na Educação Básica. Graduada em Letras/Inglês. Pós-Graduanda em Libras (UNISASSELVI). Mestre em Educação (UFRGS). Doutoranda em Educação (UFRGS). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

18-08-2014

Como Citar

Müller, J. I., & Durante, B. (2014). Psicopedagogia na construção da escrita. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(14), 219–234. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/478