Organização e digitalização de documentos sobre a formação e profissionalização de professores das escolas rurais de Dourados e região (1988-1996)

Visualizações: 549

Autores

  • Aline Nascimento Cavalcante UFGD
  • Alessandra Cristina Furtado UFGD

Palavras-chave:

Escolas rurais, Formação de Professor, Profissão Docente.

Resumo

Este artigo objetivou reconstruir a história da formação e profissão de professores de escolas rurais, no município de Dourados e região, no período de 1988 a 1996. Resultante do levantamento documental foi possível catalogar, organizar e digitalizar as fontes encontradas nos arquivos escolares de instituições rurais e acervos pessoais de professores. A delimitação temporal justifica-se, por sinalizar um período momentos importantes tanto da história das escolas rurais no município de Dourados e região, quanto da política educacional brasileira. Este trabalho baseia-se na pesquisa documental e bibliográfica, com um referencial teórico voltado para a História, História daEducação, entre outros. Os resultados permitiram traçar um panorama da história da formação e da profissão de professores de escolas rurais, no município de Dourados e região, no período estudado, por meio da documentação levantada. Além disso, possibilitaram a organização de um DVD, como resultado da pesquisa.

 

Palavras-chave: Escolas rurais. Formação de Professor. Profissão Docente. 

Biografia do Autor

Aline Nascimento Cavalcante, UFGD

Graduanda UFGD História

Downloads

Publicado

06-11-2014

Como Citar

Cavalcante, A. N., & Furtado, A. C. (2014). Organização e digitalização de documentos sobre a formação e profissionalização de professores das escolas rurais de Dourados e região (1988-1996). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(12), 20–33. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/508