Organização e digitalização de documentos sobre a formação e profissionalização de professores das escolas rurais de Dourados e região (1988-1996)
Visualizações: 568Palavras-chave:
Escolas rurais, Formação de Professor, Profissão Docente.Resumo
Este artigo objetivou reconstruir a história da formação e profissão de professores de escolas rurais, no município de Dourados e região, no período de 1988 a 1996. Resultante do levantamento documental foi possível catalogar, organizar e digitalizar as fontes encontradas nos arquivos escolares de instituições rurais e acervos pessoais de professores. A delimitação temporal justifica-se, por sinalizar um período momentos importantes tanto da história das escolas rurais no município de Dourados e região, quanto da política educacional brasileira. Este trabalho baseia-se na pesquisa documental e bibliográfica, com um referencial teórico voltado para a História, História daEducação, entre outros. Os resultados permitiram traçar um panorama da história da formação e da profissão de professores de escolas rurais, no município de Dourados e região, no período estudado, por meio da documentação levantada. Além disso, possibilitaram a organização de um DVD, como resultado da pesquisa.
Palavras-chave: Escolas rurais. Formação de Professor. Profissão Docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.