A educação escolar prisional no Brasil: identidade, diretrizes legais e currículos

Visualizações: 703

Autores

  • Odair França de Carvalho Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Identidade, Legislação, currículo.

Resumo

Este artigo busca refletir sobre a constituição do espaço escolar na prisão. Primeiramente apresentamos os marcos legais da Educação de Jovens e Adultos Presos. Em seguida as especificidades da educação prisional perante a diversidade dos sujeitos. E por fim refletimos sobre a identidade da educação prisional e possibilidades de construção de um currículo. Conclui-se que a educação no ambiente prisional talvez seja uma das oportunidades reais de prática ressocializadora na medida em que oferece ao aluno outras probabilidades na reconstrução da sua identidade e de resgate da cidadania do homem preso.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Identidade. Legislação. currículo.

Biografia do Autor

Odair França de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002) e mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Atualmente dedica-se exclusivamente ao Doutorado na Universidade Federal de Uberlândia - UFU é orientando da Professora Dr. Selva Guimarães Fonseca. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: Prática de Ensino, Didática, PCNs, Projeto Político Pedagógico e Teoria Curricular, Ética, Educação Prisional, Formação Continuada, Pedagogia de Projetos, Prática Pedagógica Interdisciplinar e Gestão Escolar(Secretaria de Educação, Direção Escolar e Coordenação de Curso de Pedagogia e Coordenação de Pesquisa e Extensão).

Downloads

Publicado

21-12-2012

Como Citar

Carvalho, O. F. de. (2012). A educação escolar prisional no Brasil: identidade, diretrizes legais e currículos. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 3(9), 94–105. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/557