O ensino médio que se reinventa: proposta curricular do estado de Minas Gerais

Visualizações: 555

Autores

  • Vlademir Marim Universidade Federal de Uberlândia
  • Wattson Estevão Ferreira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i20.772

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Organização Curricular. Reinventando o Ensino Médio

Resumo

Essa pesquisa analisa como a proposta curricular do Reinventando o Ensino Médio (REM) tem contribuído para a formação cidadã dos alunos para progredirem no trabalho e em estudos posteriores. Realizamos uma revisão dos documentos oficiais almejando desvelar a proposta curricular do REM. Promovemos entrevistas  e posteriormente transcrevemos os dados com o apoio do software SurveyMonkey. Após realizarmos a análise, concluímos que a proposta REM se destaca das anteriormente implantadas pelo governo, sendo a única que entrou em vigência em todas as Superintendências Regionais de Educação. No entanto, no momento de seu desenvolvimento, os percalços comprometeram o programa, impossibilitando o seu avanço. Mesmo apurando os diversos problemas ocorridos, o REM deveria ser repensado e reajustado e não necessariamente eliminado pelos novos gestores.

Biografia do Autor

Vlademir Marim, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel e Licenciado em Matemática, Pedagogo, Psicopedagogo, mestre e doutor em Educação Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia-MG, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP - curso de Matemática. Organizador do livro Educação Matemática: contextos e práticas docentes publicado pela editora Alínea/Campinas Coordena o Estágio Supervisionado do curso de Matemática e participa das Comissões da Biblioteca, Estágio Supervisionado e colegiado do curso de Matemática. Coordenador de Gestão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Autor da Coleção Saber Matemática do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental publicada pela editora FTD (PNLD/2013). Orienta alunos do Programa de Iniciação Científica do Ensino Médio (2014/2016). Orienta alunos de Iniciação Científica vinculados à FAPEMIG (2015/2016).

Wattson Estevão Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolve projeto de pesquisa em Iniciação Ciêntífica financiado pela FAPEMIG no período de 2013 à 2016.

Downloads

Publicado

29-09-2016

Como Citar

Marim, V., & Ferreira, W. E. (2016). O ensino médio que se reinventa: proposta curricular do estado de Minas Gerais. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(20), 65–86. https://doi.org/10.26514/inter.v7i20.772