CHARACTERISTICS AND DYNAMICS OF E-COMMERCE IN BRAZIL

MAIN AGENTS, ECONOMIC RESUMPTION AND THE CONTROVERSY OF IMPORTED TAXES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/geofronter.v11.9517

Keywords:

E-commerce in Brazil, online sales platforms, import taxation

Abstract

The growth of e-commerce in Brazil during and after the Covid-19 pandemic, restructured the format of production chains and sales and distribution networks. Based on statistical reports produced by agencies specializing in e-commerce, such as Webshoppers (EBIT) and Conversion, and with empirical field research in some cities in the interior of São Paulo specialized in the production of footwear and leather items, we aim to answer which are currently the main online sales platforms in Brazil, as well as their main market niches. We also answer in this study how e-commerce has enabled the resumption of production in areas specialized in the production of non-durable goods, specifically for small and medium-sized industries, which have had idle capacity since the industrial dismantling promoted by neoliberal policies in the 1990s. Another important discussion that covers our study is the controversy surrounding the taxation of purchases of imported goods via e-commerce with values ​​below US$50.00, in which we identify the main arguments favorable and unfavorable to the measure.

Author Biography

Wander Luis de Melo Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Ourinhos (SP), mestre e doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa GEOTDE (CNPq). Gestor escolar e professor pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED).

References

AGRELA, L. Grupo OLX se tornou líder no anúncio de imóveis no país. Estadão, São Paulo, 13 de julho de 2024. Disponível em: < https://www.estadao.com.br/economia/negocios/olx-lider-mercado-de-anuncio-de-imoveis-brasil/#:~:text=A%20empresa%2C%20controlada%20pela%20norueguesa,est%C3%A1%20no%20Brasil%20desde%202010. > acesso dia 25 de agosto de 2024.

ALECRIM, E. Uber Eats encerra entrega de restaurantes no Brasil e culpa iFood. In: TECBOG, 07 de março de 2022. Disponível em: < https://tecnoblog.net/noticias/uber-eats-encerra-entrega-de-restaurantes-no-brasil-e-culpa-ifood/ > acesso de 14 de outubro de 2024.

AMAZON. Amazon.com.br celebra 5 anos: veja 5 curiosidades sobre a operação no Brasil. Amazon Home Page, 2024. Disponível em: < https://www.aboutamazon.com.br/noticias/loja/o-inicio-da-expansao-do-varejo-da-amazon-com-br-celebra-5-anos-veja-5-curiosidades-sobre-a-operacao-no-brasil#:~:text=A%20curiosidade%20anterior%20nos%20leva,o%20lan%C3%A7amento%20da%20loja%20Kindle. > Acesso dia 04 de agosto de 2024.

CARRANÇA, T. Como a Amazon dominou as vendas de livros no Brasil em apenas 9 anos. BBC, São Paulo, 02 de maio de 2023. Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/articles/c4nwprveg0wo#:~:text=%22A%20Amazon%20%C3%A9%20a%20maior,a%20Amazon%20dominou%20o%20mercado. >. Acesso dia 25 de agosto de 2024.

BRANDÃO, C. Território e desenvolvimento: as múltiplas escalas entre o local e o global. 2ª Ed. Campinas (SP): Editora da Unicamp, 2012.

BRASIL. Receita Federal implementa novas regras para as importações por e-commerce. Receita Federal, Brasília, dia 01 de julho de 2024, Disponível em: < https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2024/julho/receita-federal-implementa-novas-regras-para-as-importacoes-por-e-commerce#:~:text=Compras%20de%20at%C3%A9%20US%24%2050,no%20valor%20total%20do%20imposto. > Acesso dia 31 de outubro de 2024.

BRESSER-PEREIRA, L. C. Globalização e competição: por que alguns países emergentes têm sucesso e outros não. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

CONVERSION. Relatório e-commerce do Brasil. Setembro de 2023. Disponível em: < https://lp.conversion.com.br/relatorio-setores-ecommerce >. Acesso dia 20 de novembro de 2024.

CONVERSION. Relatório e-commerce do Brasil. (maio de 2024). Disponível em: < https://lp.conversion.com.br/relatorio-setores-ecommerce >. Acesso dia 20 de novembro de 2024.

CRUZ, W. L. de M. A privatização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos: atualizando o debate promovido nas décadas de 1990, 2000 e 2010. Geografia, v. 47 n. 1 (2022). DOI: https://doi.org/10.5016/geografia.v47i1.16328 Disponível em: < https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/16328 > Acesso em: 23 ago. 2025. DOI: https://doi.org/10.5016/geografia.v47i1.16328

CRUZ, W. L. de M. A expansão dos prestadores de serviços logísticos (PSLs) no Brasil nas duas primeiras décadas do século XXI: agentes, processos e tendências. Tese 319f. [Doutorado em Geografia]. Florianópolis (SC): UFSC/CFH/GCN, 2021. (b)

CRUZ, W. L. de M. Crescimento do e-commerce no Brasil: desenvolvimento, serviços logísticos e o impulso da pandemia de Covid-19. GeoTextos, [S. l.], v. 17, n. 1, 2021. DOI: 10.9771/geo.v17i1.44572. Disponível em: < https://periodicos.ufba.br/index.php/geotextos/article/view/44572 >. Acesso em: 23 ago. 2025. DOI: https://doi.org/10.9771/geo.v17i1.44572

CRUZ, W. L de M.; DIAS, L. C. Prestadores de serviços logísticos no Brasil: concentraçåo e dispersão espacial nas primeiras décadas do século XXI. Revista Ciência Geográfica, [S. l.], v. 29, n. 2, 2025. DOI: 10.18817/26755122.29.2.2025.4207. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/cienciageografica/article/view/4207. Acesso em: 23 ago. 2025. DOI: https://doi.org/10.18817/26755122.29.2.2025.4207

DIAS, L. C. D. Os sentidos da rede: notas para discussão. In: DIAS, L. C. D.; LIMA, R. L. (Orgs.). Redes, Sociedades e Territórios. Santa Cruz do Sul/RS: Edunisc, 2007. p.11-28.

GONÇALVES, G. Mercado Livre inclui 400 carros elétricos em sua frota logística brasileira. In: E-commercebrasil, 13 de junho de 2023. Disponível em: < https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/mercado-livre-inclui-400-carros-eletricos-em-sua-frota-logistica-brasileira >. Acesso dia 28 de julho de 2024. (2023a)

GLOBO. Mercado Livre ultrapassa Vale e Petrobras e se torna empresa mais valiosa da América Latina. Globo, dia 07 de agosto de 2020. Disponível em: < https://oglobo.globo.com/economia/mercado-livre-ultrapassa-vale-petrobras-se-torna-empresa-mais-valiosa-da-america-latina-24574138 > (2020). Acesso dia 28 de julho de 2024.

GLOBO. Casas Bahia desiste do Rio Grande do Sul. G, 29 de dezembro de 2009. Disponível em: < https://oglobo.globo.com/economia/casas-bahia-desiste-do-rio-grande-do-sul-3124325 Acesso dia 27 de outubro de 2024.

HARA, C. M. Logística: armazenagem, distribuição e trade marketing. 5ª Edição Campinas (SP): Editora Alínea, 2013.

IFOOD. O que é o iFood? Conheça a história e a operação da empresa. iFood Home page. 30 de junho de 2025. Disponível em: < https://institucional.ifood.com.br/noticias/o-que-e-o-ifood/#:~:text=O%20iFood%20foi%20criado%20pelos,meio%20de%20uma%20central%20telef%C3%B4nica. > Acesso dia 23 de agosto de 2025.

JESUS, F. S. et al. Os desafios à liderança americana nos séculos XX e XXI e a emergência dos e-commerces chineses. Geosul, v. 38 n. 86 (2023): Geopolítica: mundo, nações e regiões. DOI: https://doi.org/10.5007/2177-5230.2023.e85416 Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/85416 > Acesso dia 23 de agosto de 2025 DOI: https://doi.org/10.5007/2177-5230.2023.e85416

KINA, L. Shein fatura R$10 bilhões no Brasil em 2023, aponta BTG. In: E-commercebrasil, 23 de Janeiro de 2024 Disponível em < https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/shein-fatura-r-10-bilhoes-no-brasil-em-2023-aponta-btg > Acesso em 13 de outubro de 2024.

MAGALU. Nossa História. Magazine Luiza Home page. Disponível em: < https://ri.magazineluiza.com.br/ShowCanal/Nossa-Historia?=maMhsoEQNCOr/Wxrb98OXA== > Acesso dia 25 de agosto de 2024.

MAMIGONIAN, A. Teorias sobre a industrialização brasileira. In: Cadernos Geográficos, Ano II N. 2, Maio de 2000. 49.p

MAMIGONIAN, A.; REGO, J. M. (Orgs.). O pensamento de Ignácio Rangel. São Paulo: Editora 34, 1998.

NILSENIQ. Eventos globais de compras online apresentam enormes oportunidades para as marcas (2022). Disponível em: < https://nielseniq.com/global/pt/insights/analysis/2022/eventos-globais-de-compras-online-apresentam-enormes-oportunidades-para-as-marcas/ > Acesso dia 02 de novembro de 2024.

NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

RANGEL, I. Recursos ociosos e economia política. In: BENJAMIN, C. (Org.) Obras Reunidas de Ignácio Rangel. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005 [1980]. Vol.1

ROVAROTO, I. 'Made in Brazil': como funciona a produção local da Shein — que já conta com 330 fábricas. In: REVISTA EXAME, São Paulo, 19 de outubro de 2023. Disponível em: < https://exame.com/negocios/made-in-brazil-como-funciona-a-producao-local-da-shein-que-ja-conta-com-330-fabricas/ > Acesso dia 02 de novembro de 2024.

SAMPAIO, F. dos S. Geografia econômica e marxismo: uma crítica à teoria da globalização dos anos 1990. In: MEDEIROS, M. C; OLIVEIRA, A. F. T. (Orgs.). Geoeconomia do agronegócio e capital financeiro. Curitiba: Editora CRV, 2024. p. 13-32.

SAMSUNG. Samsung lança aplicativo oficial da loja online no Brasil. Samsung Home Page, 2021 Disponível em: < https://news.samsung.com/br/samsung-lanca-aplicativo-oficial-loja-online-brasil > Acesso dia 27 de outubro de 2024.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo. Razão e Emoção. 4ª Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo – Edusp, 2009 [1996].

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 33ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2022 [2000].

SILVEIRA, M. L. Da pobreza estrutural à resistência: pensando os circuitos da economia urbana. In: Ciência Geográfica - Bauru - XVII - Vol. XVII, Jan/Dez, 2013, p. 63-70

SUZIGAN, W.; GARCIA, R; FURTADO, J. Sistemas locais de produção/inovação: metodologia para identificação, estudos de casos e sugestões políticas. In: DINIZ, Clélio Campolina; LEMOS, Mauro Borges (Orgs). Economia e Território. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. p. 287-320.

VENCESLAU, I. Correios, logística e usos do território brasileiro. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2021.

WEBSHOPPERS. Relatório nº 49 (EBIT). NilsenIQ. Disponível em: < https://nielseniq.com/global/pt/landing-page/ebit/nielseniq-ebit-brasil/webshoppers/ > Acesso dia 03 de novembro de 2024.

Published

2025-08-29

How to Cite

Cruz, W. L. de M. (2025). CHARACTERISTICS AND DYNAMICS OF E-COMMERCE IN BRAZIL: MAIN AGENTS, ECONOMIC RESUMPTION AND THE CONTROVERSY OF IMPORTED TAXES. GEOFRONTER, 11, e9517. https://doi.org/10.61389/geofronter.v11.9517

Issue

Section

Artigos