CARACTERÍSTICAS E DINÂMICA DO E-COMMERCE NO BRASIL
principais agentes, retomada econômica e a controversa taxação de importados
DOI :
https://doi.org/10.61389/geofronter.v11.9517Mots-clés :
E-commerce no Brasil, Plataformas de vendas online, Taxação de importaçõesRésumé
O crescimento do e-commerce no Brasil durante e após a pandemia de Covid-19, reestruturou o formato das cadeias produtivas e das redes de vendas e distribuição. Nossa metodologia tem por base os relatórios estatísticos produzidos por agências especializadas no comércio eletrônico, como a Webshoppers (EBIT) e a Conversion, e com pesquisa de campo empírica por algumas cidades do interior de São Paulo especializadas na produção de calçados e itens de couro, objetivamos responder quais são atualmente as principais plataformas de vendas online no Brasil, bem como seus principais nichos de mercado. Também respondemos neste estudo como o e-commerce possibilitou a retomada produtiva em áreas especializadas na produção de bens não-duráveis, especificamente para pequenos e médios industriais, que comportam capacidade ociosa desde o desmonte industrial promovido pelas políticas neoliberais dos anos 1990. Outra importante discussão que abrange nosso estudo é a controvérsia da taxação das compras de importados via comércio eletrônico com valores abaixo de US$50,00, na qual identificamos os principais argumentos favoráveis e desfavoráveis à medida.
Références
AGRELA, L. Grupo OLX se tornou líder no anúncio de imóveis no país. Estadão, São Paulo, 13 de julho de 2024. Disponível em: < https://www.estadao.com.br/economia/negocios/olx-lider-mercado-de-anuncio-de-imoveis-brasil/#:~:text=A%20empresa%2C%20controlada%20pela%20norueguesa,est%C3%A1%20no%20Brasil%20desde%202010. > acesso dia 25 de agosto de 2024.
ALECRIM, E. Uber Eats encerra entrega de restaurantes no Brasil e culpa iFood. In: TECBOG, 07 de março de 2022. Disponível em: < https://tecnoblog.net/noticias/uber-eats-encerra-entrega-de-restaurantes-no-brasil-e-culpa-ifood/ > acesso de 14 de outubro de 2024.
AMAZON. Amazon.com.br celebra 5 anos: veja 5 curiosidades sobre a operação no Brasil. Amazon Home Page, 2024. Disponível em: < https://www.aboutamazon.com.br/noticias/loja/o-inicio-da-expansao-do-varejo-da-amazon-com-br-celebra-5-anos-veja-5-curiosidades-sobre-a-operacao-no-brasil#:~:text=A%20curiosidade%20anterior%20nos%20leva,o%20lan%C3%A7amento%20da%20loja%20Kindle. > Acesso dia 04 de agosto de 2024.
CARRANÇA, T. Como a Amazon dominou as vendas de livros no Brasil em apenas 9 anos. BBC, São Paulo, 02 de maio de 2023. Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/articles/c4nwprveg0wo#:~:text=%22A%20Amazon%20%C3%A9%20a%20maior,a%20Amazon%20dominou%20o%20mercado. >. Acesso dia 25 de agosto de 2024.
BRANDÃO, C. Território e desenvolvimento: as múltiplas escalas entre o local e o global. 2ª Ed. Campinas (SP): Editora da Unicamp, 2012.
BRASIL. Receita Federal implementa novas regras para as importações por e-commerce. Receita Federal, Brasília, dia 01 de julho de 2024, Disponível em: < https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2024/julho/receita-federal-implementa-novas-regras-para-as-importacoes-por-e-commerce#:~:text=Compras%20de%20at%C3%A9%20US%24%2050,no%20valor%20total%20do%20imposto. > Acesso dia 31 de outubro de 2024.
BRESSER-PEREIRA, L. C. Globalização e competição: por que alguns países emergentes têm sucesso e outros não. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
CONVERSION. Relatório e-commerce do Brasil. Setembro de 2023. Disponível em: < https://lp.conversion.com.br/relatorio-setores-ecommerce >. Acesso dia 20 de novembro de 2024.
CONVERSION. Relatório e-commerce do Brasil. (maio de 2024). Disponível em: < https://lp.conversion.com.br/relatorio-setores-ecommerce >. Acesso dia 20 de novembro de 2024.
CRUZ, W. L. de M. A privatização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos: atualizando o debate promovido nas décadas de 1990, 2000 e 2010. Geografia, v. 47 n. 1 (2022). DOI: https://doi.org/10.5016/geografia.v47i1.16328 Disponível em: < https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/16328 > Acesso em: 23 ago. 2025. DOI: https://doi.org/10.5016/geografia.v47i1.16328
CRUZ, W. L. de M. A expansão dos prestadores de serviços logísticos (PSLs) no Brasil nas duas primeiras décadas do século XXI: agentes, processos e tendências. Tese 319f. [Doutorado em Geografia]. Florianópolis (SC): UFSC/CFH/GCN, 2021. (b)
CRUZ, W. L. de M. Crescimento do e-commerce no Brasil: desenvolvimento, serviços logísticos e o impulso da pandemia de Covid-19. GeoTextos, [S. l.], v. 17, n. 1, 2021. DOI: 10.9771/geo.v17i1.44572. Disponível em: < https://periodicos.ufba.br/index.php/geotextos/article/view/44572 >. Acesso em: 23 ago. 2025. DOI: https://doi.org/10.9771/geo.v17i1.44572
CRUZ, W. L de M.; DIAS, L. C. Prestadores de serviços logísticos no Brasil: concentraçåo e dispersão espacial nas primeiras décadas do século XXI. Revista Ciência Geográfica, [S. l.], v. 29, n. 2, 2025. DOI: 10.18817/26755122.29.2.2025.4207. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/cienciageografica/article/view/4207. Acesso em: 23 ago. 2025. DOI: https://doi.org/10.18817/26755122.29.2.2025.4207
DIAS, L. C. D. Os sentidos da rede: notas para discussão. In: DIAS, L. C. D.; LIMA, R. L. (Orgs.). Redes, Sociedades e Territórios. Santa Cruz do Sul/RS: Edunisc, 2007. p.11-28.
GONÇALVES, G. Mercado Livre inclui 400 carros elétricos em sua frota logística brasileira. In: E-commercebrasil, 13 de junho de 2023. Disponível em: < https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/mercado-livre-inclui-400-carros-eletricos-em-sua-frota-logistica-brasileira >. Acesso dia 28 de julho de 2024. (2023a)
GLOBO. Mercado Livre ultrapassa Vale e Petrobras e se torna empresa mais valiosa da América Latina. Globo, dia 07 de agosto de 2020. Disponível em: < https://oglobo.globo.com/economia/mercado-livre-ultrapassa-vale-petrobras-se-torna-empresa-mais-valiosa-da-america-latina-24574138 > (2020). Acesso dia 28 de julho de 2024.
GLOBO. Casas Bahia desiste do Rio Grande do Sul. G, 29 de dezembro de 2009. Disponível em: < https://oglobo.globo.com/economia/casas-bahia-desiste-do-rio-grande-do-sul-3124325 Acesso dia 27 de outubro de 2024.
HARA, C. M. Logística: armazenagem, distribuição e trade marketing. 5ª Edição Campinas (SP): Editora Alínea, 2013.
IFOOD. O que é o iFood? Conheça a história e a operação da empresa. iFood Home page. 30 de junho de 2025. Disponível em: < https://institucional.ifood.com.br/noticias/o-que-e-o-ifood/#:~:text=O%20iFood%20foi%20criado%20pelos,meio%20de%20uma%20central%20telef%C3%B4nica. > Acesso dia 23 de agosto de 2025.
JESUS, F. S. et al. Os desafios à liderança americana nos séculos XX e XXI e a emergência dos e-commerces chineses. Geosul, v. 38 n. 86 (2023): Geopolítica: mundo, nações e regiões. DOI: https://doi.org/10.5007/2177-5230.2023.e85416 Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/85416 > Acesso dia 23 de agosto de 2025 DOI: https://doi.org/10.5007/2177-5230.2023.e85416
KINA, L. Shein fatura R$10 bilhões no Brasil em 2023, aponta BTG. In: E-commercebrasil, 23 de Janeiro de 2024 Disponível em < https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/shein-fatura-r-10-bilhoes-no-brasil-em-2023-aponta-btg > Acesso em 13 de outubro de 2024.
MAGALU. Nossa História. Magazine Luiza Home page. Disponível em: < https://ri.magazineluiza.com.br/ShowCanal/Nossa-Historia?=maMhsoEQNCOr/Wxrb98OXA== > Acesso dia 25 de agosto de 2024.
MAMIGONIAN, A. Teorias sobre a industrialização brasileira. In: Cadernos Geográficos, Ano II N. 2, Maio de 2000. 49.p
MAMIGONIAN, A.; REGO, J. M. (Orgs.). O pensamento de Ignácio Rangel. São Paulo: Editora 34, 1998.
NILSENIQ. Eventos globais de compras online apresentam enormes oportunidades para as marcas (2022). Disponível em: < https://nielseniq.com/global/pt/insights/analysis/2022/eventos-globais-de-compras-online-apresentam-enormes-oportunidades-para-as-marcas/ > Acesso dia 02 de novembro de 2024.
NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
RANGEL, I. Recursos ociosos e economia política. In: BENJAMIN, C. (Org.) Obras Reunidas de Ignácio Rangel. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005 [1980]. Vol.1
ROVAROTO, I. 'Made in Brazil': como funciona a produção local da Shein — que já conta com 330 fábricas. In: REVISTA EXAME, São Paulo, 19 de outubro de 2023. Disponível em: < https://exame.com/negocios/made-in-brazil-como-funciona-a-producao-local-da-shein-que-ja-conta-com-330-fabricas/ > Acesso dia 02 de novembro de 2024.
SAMPAIO, F. dos S. Geografia econômica e marxismo: uma crítica à teoria da globalização dos anos 1990. In: MEDEIROS, M. C; OLIVEIRA, A. F. T. (Orgs.). Geoeconomia do agronegócio e capital financeiro. Curitiba: Editora CRV, 2024. p. 13-32.
SAMSUNG. Samsung lança aplicativo oficial da loja online no Brasil. Samsung Home Page, 2021 Disponível em: < https://news.samsung.com/br/samsung-lanca-aplicativo-oficial-loja-online-brasil > Acesso dia 27 de outubro de 2024.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo. Razão e Emoção. 4ª Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo – Edusp, 2009 [1996].
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 33ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2022 [2000].
SILVEIRA, M. L. Da pobreza estrutural à resistência: pensando os circuitos da economia urbana. In: Ciência Geográfica - Bauru - XVII - Vol. XVII, Jan/Dez, 2013, p. 63-70
SUZIGAN, W.; GARCIA, R; FURTADO, J. Sistemas locais de produção/inovação: metodologia para identificação, estudos de casos e sugestões políticas. In: DINIZ, Clélio Campolina; LEMOS, Mauro Borges (Orgs). Economia e Território. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. p. 287-320.
VENCESLAU, I. Correios, logística e usos do território brasileiro. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2021.
WEBSHOPPERS. Relatório nº 49 (EBIT). NilsenIQ. Disponível em: < https://nielseniq.com/global/pt/landing-page/ebit/nielseniq-ebit-brasil/webshoppers/ > Acesso dia 03 de novembro de 2024.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os autores concedem à revista GEFRONTER os direitos autorais sobre o texto aceito para publicação. Autorizações especiais podem ser concedidas mediante aceite do editor do periódico.