Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O trabalho apresentado para avaliação e publicação é inédito, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto observa os Critérios de Avaliação e as Diretrizes para Autores, para ARTIGOS, RESUMOS SIMPLES e RESUMOS EXPANDIDOS, previstos na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

  1. Forma de submissão

1.1. Forma de envio: Somente pela página da “REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA” por meio do SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas), através do site da revista no  link: https://periodicosonline.uems.br/index.php/RJDSJ, no formato “word” ou compatível, com a identificação do(s) autor(a)(es);

1.2. As informações pessoais e acadêmicas, como resumo da biografia e inserção do link de acesso ao Orcid ID são elementos obrigatórios e devem constar no cadastro de autores da Revista.

1.3. As submissões cujos autores não observarem o devido preenchimento do cadastro serão rejeitadas pelos editores;

1.4. Os trabalhos encaminhados para avaliação e eventual publicação deverão observar os seguintes critérios de avaliação e diretrizes para autores (padrões bibliográficos e padrões de publicações da Revista com as seguintes especificações técnicas):

1.2. Passos para submissão:

  1. a) Acessar o endereço: https://periodicosonline.uems.br/index.php/RJDSJ
  2. b) Clicar em “CADASTRO” (se já for cadastrado seguir para a letra “d”);
  3. c) Preencher a ficha de cadastramento, com dados atuais e e-mail válido (pois toda comunicação com a revista será feita por intermédio deste), marcando os ícones de “LEITOR”, de “AUTOR”, e de “AVALIADOR”, (este último opcional);
  4. d) Acessar novamente e endereço: https://periodicosonline.uems.br/index.php/RJDSJ e clicar no ícone “ACESSO” no topo da página, o que abrirá a página inicial da revista;
  5. e) Efetuar o login com o nome de usuário e senhas cadastradas nos passos anteriores;
  6. f) Acessar a revista como “autor” e a seguir clicar “iniciar nova submissão – CLIQUE AQUI”;
  7. g) Seguir os seguintes passos:
  • Primeiro passo: escolher a seção (Artigos);
  • Verificar as “Condições de Submissão” (todas devem ser cumpridas); clicar em salvar e depois em continuar;
  • Segundo passo: preencher dados do(s) autor(es), título e resumo do trabalho; salvar e continuar;
  • Terceiro passo: transferir o arquivo; clique em arquivo, selecione o arquivo que pretende remeter para publicação, clique em transferir, salvar e continuar;
  • Quarto passo (documento suplementares – se houverem, tais como anexos, fotos, gráficos, etc), salvar e continuar;
  • Quinto passo (confirmação) concluir submissão.
  1. h) Aguardar, e acompanhar, o andamento da(s) submissão(ões) através do e-mail cadastrado na revista.

 

2 . DAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:

Os trabalhos encaminhados para avaliação e eventual publicação deverão observar os seguintes critérios de avaliação e diretrizes para autores (padrões bibliográficos e padrões de publicações da Revista com as seguintes especificações técnicas):

2.1. Critérios de avaliação:

A publicação dos trabalhos aprovados pelo controle por pares e selecionados pelos Editores do periódico seguem a ordem cronológica de submissão e aprovação.

Contudo, em razão das regras estabelecidas pelo Conselho Editorial, existem critérios para avaliação e publicação preferencial, que podem ser atendidos pelos autores visando a uma maior agilidade na publicação de seu trabalho:

  1. a) A titulação mínima recomendável para envio de artigos é de doutor(a) ou doutorando(a), podendo serem aceitos trabalhos de autoria de mestre, mestrando, especialista, especializando, graduados e graduandos, sempre que possível em coautoria com doutor;
  2. b) As informações pessoais e acadêmicas, como resumo da biografia e inserção do link de acesso ao Orcid ID são elementos obrigatórios e devem constar no cadastro de autores da Revista. As submissões cujos autores não observarem o devido preenchimento do cadastro serão rejeitadas pelos Editores;
  3. c) A limitação é de até três autores por trabalho submetido, não sendo aceitos trabalhos com número maior de autor ou coautor;

A seleção dos trabalhos para publicação é de competência do Conselho Editorial da Revista Jurídica DSJ, que selecionará os trabalhos que forem considerados como expressivos para os profissionais do Direito, em particular para os leitores do periódico, e atendem aos requisitos da CAPES. A aprovação do trabalho, não garante a sua imediata publicação;

A decisão dos Editores da Revista Jurídica DSJ é soberana quanto à seleção e ao aceite dos trabalhos e reserva-se o direito de recusar aqueles cujas solicitações dos pareceristas não foram atendidas.

A Revista Jurídica DSJ reserva-se no direito de efetuar, no artigo a ser publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Não serão devidos direitos autorais ou qualquer remuneração pela publicação dos trabalhos na Revista Jurídica DSJ.

2.2. Diretrizes para autores:

  1. I) Para ARTIGOS:
  2. a) Quantidade de páginas e Estrutura: Possuir no máximo de 20 (vinte) páginas; contendo a seguinte estrutura: Título (Title); Resumo (Abstract); Palavras-chave (Keywords) (sempre em português e em outro idioma); Introdução; Desenvolvimento (com títulos e subtítulos); Considerações finais e Referências citadas no corpo do texto; a numeração se inicia na Introdução e segue até as Considerações finais; 
  3. b) Tamanho, fonte espaçamento entre linhas: Deverá estar digitado em Word for Windows, formatado em layout de página “papel A4”, em fonte Arial, tamanho 12pt. para o corpo do trabalho; com espaçamento entrelinhas 1,5; com margens superior e esquerda 3,0 e inferior e direita 2,0; os parágrafos deverão iniciar a 1,5 cm a partir da margem esquerda do texto; 
  4. c)Para destaques ou palavras em outros idiomas: usar apenas o corpo itálico, excluindo-se formas sublinhadas, maiúsculas ou caixa alta, com exceção das siglas que não formem palavras, como exemplo UEMS e nas referências e sobrenomes dos autores; 
  5. d) Em relação ao Título: usar caixa alta, tamanho 14pt., negrito e centralizado;  e logo abaixo em outra língua, em caixa alta, tamanho 12pt, sem negrito e centralizado; 
  6. e) Os subtítulos (ou outras divisões): deverão estar em negrito e em caixa alta tamanho 12 pt. e separados do texto que os precede ou que os sucede por um espaço de 1,5; 
  7. f) O nome de cada um do(s) autor(es): deverá estar em negrito logo abaixo do título, alinhado à direita, acompanhado de uma pequena qualificação sem negrito (ex.: titulação mais elevada, instituição em que atua e email), ambos no tamanho 12pt, espaçamento simples, com um espaço simples entre os dados relativos a cada um dos autores (em havendo mais de um); 
  8. g) A palavra "resumo" e "abstract": devem estar escrito em negrito e em caixa alta e seguida de dois pontos, sendo que o texto referente ao resumo e abstract, deverão estar com espaçamento entrelinhas de 1,0 cm (simples) e justificado, no tamanho 12pt, com no máximo de 600 palavras, num único parágrafo. Estas regras se aplicam ao resumo no idioma estrangeiro, que virá na sequência; 
  9. h) O item "palavras-chave" e "keywords": devem estar escrito em negrito e em caixa alta e seguida de dois pontos, com no mínimo de 3 (três) e máximo de 5 (cinco) palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, tanto em português quanto no segundo idioma. A primeira letra da primeira palavra-chave precisa estar em maiúsculo e o restante em minúsculo (com exceção de nomes próprios); as palavras-chave deverão estar com espaçamento entrelinhas de 1,0 cm (simples), justificado, no tamanho 12pt;
  10. i) As citações: serão preferencialmente no sistema autor-data, conforme normas da ABNT. Sendo que as citações diretas, acima de 3 linhas devem ser digitadas em novo parágrafo, com recuo de 4 cm da margem esquerda, tamanho de fonte 10 pt., espaçamento entrelinhas simples (1,0 cm) e justificadas e sem aspas. As citações diretas de até 3 linhas devem integrar o corpo do texto e serem assinaladas entre aspas; 
  11. j) Nas notas de rodapé e nas citações em destaque: (com mais de 3 linhas) e nas Referências o espaço entrelinhas será simples (1,0cm), letra tamanho 10 pt. 
  12. k) As Referências: devem seguir a ABNT e corresponder a todas as citações feitas no artigo.  

Artigos

Os artigos científicos, são trabalhos contendo entre 10 a 20 páginas, com o objetivo de apresentar os resultados de uma pesquisa realizada para a interação científica e transmissão do conhecimento através de publicação em revistas ou periódicos especializados. A publicação de artigos constitui-se numa peça-chave no processo de produção do conhecimento de determinada área do saber.

Resumos Simples

O resumo simples é um texto que não ultrapassa uma página, destacando determinado assunto relevante para o conhecimento. 

Resumos Expandidos

O resumo expandido representa parte ou toda uma pesquisa inédita, cujas ideias e significância possam ser realizadas em tempo menor, mas mantendo rigor científico. O resumo expandido deve incluir referências, comparações com trabalhos relacionados e outros detalhes esperados em um documento científico, mas não em um resumo. O resumo expandido deve ser constituído de no mínimo 2 (duas) e no máximo 4 (quatro) páginas.

Política de Privacidade

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